Na visita de Fávaro, Governo anuncia R$ 5 milhões para mecanização da agricultura

Participação do Ministério da Agricultura e Pecuária na Agrotins 2024 resultou em iniciativas que fortalecem a agricultura familiar, a piscicultura e a regularização fundiária no Estado 

Crédito: Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins

Acompanhado do governador Wanderlei Barbosa, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, parabenizou o Governo do Tocantins pela realização da Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins), que acontece no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, em Palmas. Fávaro destacou o potencial do estado na manutenção e no fortalecimento do setor agropecuário. O governador, por sua vez, reforçou o compromisso do estado com a agricultura e pecuária e agradeceu a presença do ministro e a participação do Ministério da Agricultura e Pecuária em iniciativas que fortaleceram o setor. 

 

A visita do ministro Carlos Fávaro e sua equipe aconteceu nesta sexta-feira, 17. Na oportunidade, foi anunciado o empenho no valor de aproximadamente R$ 5 milhões, com recursos do Governo Federal, para o Convênio de Mecanização para a Agricultura Familiar. Com o programa, que será gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), serão adquiridos 115 kits de equipamentos leves, de fácil manuseio, que beneficiarão 15 mil produtores da pequena agricultura familiar, em 90 municípios do Estado.

 

Além do empenho, foram  entregues kits de genética para serem disponibilizados aos produtores rurais do Estado. O objetivo é aumentar a produtividade e a qualidade do rebanho tocantinense. Para tanto, foram disponibilizadas 105 mil doses de sêmen, incluindo 100 mil doses de touros Nelore e 5 mil doses de touros Girolando, para levar mais genética para pequenos e médios produtores rurais e fomentar a pecuária.

 

Ainda durante a visita, o Governo do Tocantins entregou títulos definitivos de regularização fundiária a 49 famílias dos municípios de Palmas, Porto Nacional, São Valério, Santa Rosa, Combinado, Taguatinga, Itacajá, Aurora do Tocantins e Wanderlândia, com a entrega de mais de 3 mil hectares de áreas regularizadas. A iniciativa foi uma parceria entre o Instituto de Terras do Tocantins (Itertins) e o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO). Um dos beneficiados foi o senhor José Mota Nogueira, que após mais de 10 anos de espera, finalmente ganhou a documentação da sua terra. 

 

Iniciativas na pesca

Foi assinado também o Projeto de Lei nº 8, de 17 de maio de 2024, que institui o Programa Trilha da Pesca e Aquicultura. Segundo o texto, o projeto tem como objetivos desenvolver e fortalecer a pesca e a aquicultura no Estado. A proposta é que a lei venha promover o aumento da produção de pescado, incentivando a geração de renda e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e a preservação cultural, além do fortalecimento do combate à fome, da promoção da profissionalização, entre outros objetivos.

 

O chefe do Executivo estadual assinou, ainda, o Decreto n° 6.790, que dispõe sobre a Câmara Setorial de Piscicultura do Estado do Tocantins (CSP-TO), vinculada à Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea), tendo entre seus objetivos a equidade no tratamento entre os diferentes elos das cadeias, a qualidade nos serviços de piscicultura, a garantia da segurança alimentar, a harmonização entre os setores, entre outros.


Visita 

A comitiva acompanhou algumas atividades que estavam sendo realizadas no 4° dia da Agrotins. O governador Wanderlei Barbosa, acompanhado do ministro Carlos Fávaro, e do secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, visitou os estandes das instituições financeiras que participam da feira e, por fim, esteve presente no Pavilhão do Ruraltins, onde recebeu homenagens de representantes dos pequenos agricultores e reforçou com os expositores o compromisso do Estado com o desenvolvimento desses. 

 

Agrotins 2024

A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins ocorre até este sábado, 18, das 9 às 19 horas, no Parque Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, na rodovia TO-050, saída para Porto Nacional.

Realização

A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais.
 

Comentários (0)