O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) recolheu 5,5 mil metros de redes de pesca ilegais durante mais uma etapa da Operação Guardiões do Lago, realizada no último fim de semana. A ação percorreu os municípios de Ipueiras, Brejinho de Nazaré, Porto Nacional, Miracema e Lajeado, com foco no combate à pesca predatória.
Além das redes, a equipe de fiscalização apreendeu uma tarrafa e uma embarcação. Foram lavrados um auto de infração e um termo de apreensão por uso de apetrechos proibidos. Mais de 20 acampamentos de pescadores profissionais foram vistoriados para checagem de documentação e registros junto ao Ministério da Pesca.
Segundo o gerente de Fiscalização Ambiental do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, a operação contou com patrulhamento terrestre, fluvial e noturno, com atenção especial à pesca com arpão, em resposta a denúncias.
Iniciada em junho de 2024, a Operação Guardiões do Lago integra ações contínuas de fiscalização e educação ambiental, com o objetivo de proteger os recursos naturais e garantir o uso sustentável do Lago.
Comentários (0)