No fim de semana, Laurez prestigia entrega de tatersal em Palmas e Expo de Xambioá

Após participar de eventos no fim de semana com foco no agronegócio, governador em exercício Laurez Moreira seguiu para a COP30, o maior evento global para discutir as mudanças climáticas

Crédito: Fotos Cavalgada/Ademir dos Anjos/Foto inauguração do Tatersal: Antônio Gonçalves

Antes de viajar para Belém (PA), onde participa a partir desta segunda-feira, 10, da COP30, o governador em exercício Laurez Moreira cumpriu agenda com foco em eventos do agronegócio. No sábado, 8, ele prestigiou a inauguração do tatersal de leilões do Sindicato Rural de Palmas e na manhã deste domingo, 9, participou da abertura da 16ª Exposição Agropecuária de Xambioá, realizada no parque de exposições da cidade.

 

 

Durante a entrega do tatersal, que já é considerado uma referência para atividades do gênero no estado e projetado para sediar grandes eventos, Laurez destacou a importância do espaço e a relevância do setor agropecuário como uma das principais forças que impulsionam a economia.

 

 

“É motivo de muita alegria participar de um momento como este, porque sabemos da importância da agropecuária para o Tocantins. O tatersal representa o peso desta atividade tão importante para a nossa economia e enquanto governo temos procurado atender o produtor rural da melhor forma possível”, destacou o governador Laurez Moreira, durante a cerimônia de inauguração.

 

 

Presente na inauguração, o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, observou que o tatersal representa o legado para o futuro e a luta de muitos que chegaram no Tocantins (Palmas) para somar e construir.

 

 

O presidente do Sindicato Rural de Palmas (SRP), Antônio Jorge Godinho, enfatizou que o novo espaço é um marco para o agronegócio tocantinense e simboliza o esforço conjunto de produtores e parceiros.  A empresa Terra Próspera, parceira do SRP, é a responsável pela realização dos leilões no novo tatersal.

 

 

Xambioá

Em sua participação na abertura da 16ª Exposição Agropecuária de Xambioá, o governador em exercício destacou a importância da cavalgada e da exposição para o fortalecimento econômico local e a valorização das tradições regionais. “É um momento muito importante de integração e que compõe as comemorações do aniversário de 67 anos de Xambioá. A população é muito receptiva, o turismo é forte e queremos fortalecer cada vez mais esse potencial. Vamos trabalhar em conjunto”, enfatizou.

 

 

Em sua 28ª edição, a cavalgada reuniu mais de 16 comitivas e centenas de cavaleiros e amazonas de diversos municípios. O desfile percorreu as principais ruas da cidade, acompanhado por moradores e visitantes até o parque de exposições.

 

 

O prefeito de Xambioá, Mayck Câmara, ressaltou que a programação foi planejada para integrar as principais festividades do município. “Concentramos a cavalgada e exposição, que são duas festas tradicionais e juntamos as comemorações com o aniversário da cidade no dia 14 de novembro. O povo de Xambioá é muito festivo e alegre, então este é um momento muito aguardado pela população, que reúne as pessoas e fomenta a economia. Estou muito satisfeito com a parceria com o governo, que é muito importante. Agradeço a presença do governador Laurez Moreira”, pontuou.

 

 

Exposição Agropecuária de Xambioá

Com apoio do Governo do Tocantins, por meio das secretarias de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e do Turismo (Setur), a exposição agropecuária é realizada em parceria entre o Sindicato Rural de Xambioá, o Sistema Faet/Senar e a prefeitura municipal.

 

 

O evento reúne ações voltadas ao fortalecimento do agronegócio e ao incentivo à agricultura familiar, com palestras educativas, atividades de capacitação, além da Feira da Colheita, dedicada à valorização dos pequenos produtores e à comercialização de produtos locais.

 

 

A expectativa da organização é de que mais de 30 mil pessoas participem da exposição ao longo do evento, que é a maior de todas as edições já realizadas. “É um sentimento de muita alegria, resultado de muito trabalho. É gratificante ver o envolvimento da comunidade e dos produtores rurais nesta grande edição, que mantém viva uma tradição importante para Xambioá”, salientou o presidente do Sindicato Rural de Xambioá, Luiz Maranhão.

Comentários (0)