Nova Carteira de Identidade Nacional está disponível; Saiba como emitir o documento

Na Capital, população deve fazer agendamento prévio no site da SSP-TO e moradores dos demais municípios devem ir aos núcleos de identificação de cada cidade; Documento pode ser emitido até 2032

Crédito: Divulgação/Senado Federal

Quer fazer a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) e está com dúvidas. Então, a Secretaria da Segurança Pública informa que para ter acesso ao documento em Palmas é necessário fazer o agendamento através do site da SSP/TO (https://iito.ssp.to.gov.br/servicos). Toda sexta-feira, a partir das 14 horas, são liberadas novas vagas para o agendamento e posterior atendimento. Já nas demais cidades do Estado, o interessado pode se dirigir pessoalmente aos núcleos de identificação munido de certidão de nascimento ou de casamento e o comprovante de inscrição do CPF (originais e cópias).

 

A primeira via do documento, tanto em papel quanto digital, é gratuita e incorpora tecnologias e elementos de segurança que atendem aos padrões internacionais. Entre as inovações, destaca-se a inclusão do QR Code, que permite uma verificação fácil e confiável pela Segurança Pública e por unidades de atendimento, tanto públicas quanto privadas, além da inclusão de uma área específica no documento da Machine Readable Zone (MRZ), com possibilidade de utilização como documento de viagem, desde que haja acordo entre países. 

 

De acordo com o Decreto nº 10.977 de 23 de fevereiro 2022, a nova Carteira de Identidade adotará o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral, único e válido para todo o país. Além disso, o novo documento possui um fluxo oficial de emissão e de dados de identificação em todo o país, suspendendo assim o uso de informações divergentes na identificação do cidadão. 

 

Ao possibilitar a integração segura de dados em tempo real, a CIN permite que diferentes áreas do governo trabalhem de forma coordenada para atender às necessidades das pessoas. Além de servir como documento de identificação, a nova carteira de identidade conecta o ciclo de vida do cidadão, desde o nascimento até o óbito, eliminando a fragmentação de sistemas e informações divergentes, bem como a necessidade de múltiplos documentos para a identificação nas interações com o Estado e com o setor privado.

 

Sem pressa

A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins, por meio do Instituto de Identificação, reforça a população que não há necessidade de urgência para a confecção da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Os cidadãos têm até 2032 para fazer a troca do RG pelo novo documento. Esse prazo é para que todo brasileiro tenha tempo de trocar o seu documento sem pressa. 

 

A renovação dos documentos deve seguir os seguintes prazos: 0 a 12 anos incompletos a validade é de 5 anos, de 12 a 60 anos incompletos, a validade é de 10 anos e acima de 60 anos, a validade é indeterminada.

 

“Diante desses prazos, verifica-se que não há necessidade de urgência para que seja feita a troca do documento. Se as pessoas forem, ao mesmo tempo, em busca do serviço, não conseguiremos atender com a agilidade e eficiência com as quais buscamos atuar diariamente. Todos terão a oportunidade de ter o novo documento. Isso é garantido”, reforçou a diretora do Instituto de Identificação, Elaine da Silva Monteiro Tonon. 

 

CIN

A nova Carteira de Identidade Nacional é um documento confiável, seguro, digital e possui um número único nacional, o CPF. Ela inova ao incluir tecnologias e elementos de segurança e garante a identificação por meio de um documento seguro em conformidade com padrões internacionais.

 

Além disso, a nova Carteira de Identidade Nacional também está no aplicativo GOV.BR.

 

Comentários (0)