Nova estação de tratamento de esgoto contribui com preservação ambiental

A ETE Norte será inaugurada nesta quarta-feira, 05, Dia Mundial do Meio Ambiente. às 7h30, numa parceria envolvendo a Saneatins, o Governo do Estado e a Prefeitura de Palmas.

Estação será inaugurada nesta quarta
Descrição: Estação será inaugurada nesta quarta Crédito: Divulgação

Cumprindo com seu papel fiscalizador, visando a manutenção da qualidade dos serviços prestados à população tocantinense, a Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR), por meio de notificação, garantiu a construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto da região Norte (ETE Norte).

 

De acordo com o coordenador de saneamento básico da ATR, Robson Gabriel de Araújo, a ETE Norte foi construída atendendo a uma determinação da Agência, que em 2011 constatou que a estação em operação apresentava deficiências no tratamento  dos efluentes (esgoto tratado).

 

O coordenador destaca que a capacidade de tratamento da nova estação vai além do Plano Diretor da Capital, ainda com possibilidade de ser ampliada. Robson destaca que a nova estação e a ampliação da rede de coleta de esgoto, realizada na Capital traz enormes benefícios à população local, em especial no que se refere aos ganhos ambientais. “Os benefícios são amplos pois o esgoto tratado significa prevenção e economia com saúde. Dessa forma ganha a população e o meio ambiente, que receberá os efluentes com tratamento adequado”, ressalta.

 

A ETE Norte será inaugurada nesta quarta-feira, 05, Dia Mundial do Meio Ambiente. às 7h30, numa parceria envolvendo a Saneatins, o Governo do Estado e a Prefeitura de Palmas.  A obra, localizada próximo à Praia das Arnos, é considerada a maior estação de tratamento de esgoto do Estado e uma das mais modernas do País.

 

Investimento

No total foram investidos R$ 27 milhões pela Saneatins (concessionária dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário) para promover a melhoria da prestação do serviço de coleta de esgoto na Capital, adequando o lançamento dos efluentes às normas do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). 

 

Comentários (0)