Durante vistoria das obras da nova ponte sobre o Rio Tocantins, entre Aguiarnópolis(TO) e Estreito (MA), o ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou que a estrutura seré entregue até o dia 20 de dezembro. “Quando estivemos aqui no dia do colapso, assumimos o compromisso de reconstruir essa ponte em um ano e estamos honrando essa palavra. A nova ponte Juscelino Kubitschek será entregue até o dia 20 de dezembro, antes de completar um ano do ocorrido", disse ele, que estava acompanhado dos governadores do Tocantins e Maranhão, Laurez Moreira e Carlos Brandão, além do ministro dos Esportes, André Fufuca.
Na ocasião, Renan Filho também anunciou a construção de um memorial em homenagem às vítimas e novos investimentos urbanos nos municípios de Estreito e Aguiarnópolis. Por sua vez, Laurez reforçou o reconhecimento ao trabalho do Ministério dos Transportes e ao empenho do Governo Federal em cumprir prazos e devolver à população uma estrutura moderna e segura. “Estamos muito felizes em ver o compromisso sendo cumprido. O ministro Renan Filho prometeu entregar a ponte em um ano e está honrando sua palavra. O Tocantins é profundamente grato por essa parceria que tem transformado nossa infraestrutura”, disse.
Laurez disse ainda que além da reconstrução da ponte, as rodovias estaduais impactadas pela interdição receberam apoio do Governo Federal, o que garantiu trafegabilidade e segurança à população. “O ministro não apenas reconstruiu a ponte, mas ajudou na recuperação das rodovias estaduais que sofreram com o tráfego intenso de caminhões. Esse olhar sensível e cooperativo demonstra o quanto o trabalho conjunto fortalece o país e melhora a vida das pessoas”, complementou.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, também destacou o papel decisivo do Governo Federal e dos estados na reconstrução. “O ministro Renan Filho é um gestor atuante, que não se limita ao gabinete. Essa obra representa gratidão e recomeço. Trabalhamos para reconstruir não apenas a ponte, mas também a esperança das famílias atingidas pelo acidente”, declarou.
O prefeito de Aguiarnópolis, Wanderly dos Santos Leite, recebeu com gratidão o anúncio. “Agradeço ao ministro Renan Filho, ao presidente Lula e ao governador Laurez Moreira por todo o empenho. Essa obra é um sonho da nossa população e vai devolver segurança, mobilidade e desenvolvimento para Aguiarnópolis e toda a região.”
Detalhes da nova estrutura
A nova ponte sobre o Rio Tocantins, na BR-226/TO/MA, conta com investimento federal de R$171,1 milhões e já tem 75% dos serviços executados. Com 630 metros de extensão e 19 metros de largura, a estrutura contará com duas faixas de rolamento de 3,6 metros cada; dois acostamentos de 3 metros; passeios laterais para pedestres; barreiras de proteção tipo New Jersey e guarda-corpo; e vão livre de 154 metros.
A obra é executada pelo método de balanço sucessivo, utilizado em grandes vãos quando não é possível empregar escoramentos convencionais. Já foram concluídas todas as 24 fundações e 26 pilares, as 45 vigas pré-moldadas e 20 das 60 aduelas do tabuleiro.
Presenças
Também estiveram presentes o deputado federal, Ricardo Ayres; o deputado estadual, Jorge Frederico; o prefeito de Palmeiras/TO, Júnior Noleto; de Xambioá/TO, Mayck Câmara; de Estreito/MA, Léo Cunha; o ex-prefeito de Tocantinópolis/TO, Paulo Gomes; o superintendente do DNIT no Tocantins, Luiz Antônio Ehret Garcia; o secretário de Relações Institucionais do Tocantins, Eduardo Sobrinho; o secretário-executivo da Governadoria, Homero Júnior; o secretário extraordinário de Ações Governamentais do Tocantins, Márcio Antônio Martins Andrade; o presidente da União dos Vereadores do Estado do Tocantins (Uvet), Enoque Neto; além de vereadores e líderes da região.
Comentários (0)