A nova ponte Juscelino Kubistschek, localizada entre Aguiarnóplis, no Tocantins, e Estreito, no Maranhão, será inaugurada no mesmo dia em a antiga estrutura colapsou. A tarde daquele domingo, 22 de dezembro de 2024, deixou um saldo de 18 vítimas, das quais 14 tiveram seus corpos sem vida resgatados, três continuam desaparecidas e uma se salvou por um daqueles milagres que vez ou outra acontecem em tragédias desta natureza.
De acordo com informações do Governo do Tocantins, a cerimônia de entrega da nova estrutura está marcada para às 11 horas do dia 22 (segunda-feira) e será feita nas duas cabeceiras da estrutura, nos respectivos municípios com as presenças do ministro dos Transportes, Renan Filho, do Esporte, André Fufuca, e dos governadores do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e do Maranhão, Carlos Brandão.
A Ponte JK, localizada na BR-226, restabelecerá a ligação entre os estados do Tocantins e Maranhão e, mais que isso, a trafegabiidade e o transporte de cargas de grande relevância agrículo e industrial do País, especialmente, as cargas com destino ao Porto de Itaqui (MA) e à região Norte do País.
“É uma obra muito importante e aguardada pela população, principalmente diante das dificuldades que afetaram a vida de tantas famílias. A entrega desta ponte representa um marco histórico, pois restabelece uma conexão estratégica e indispensável para a mobilidade, o desenvolvimento regional e a integração do Tocantins com o Maranhão”, destaca o governador Wanderlei Barbosa ao observar que a gestão estadual adotou várias medidas e ações emergenciais, como a disponibilização de travessia gratuita por meio de voadeiras e a reestruturação de rotas alternativas, utilizando rodovias estaduais enquanto a estrutura era construída.
Ponte JK
A obra da Ponte JK encontra-se em fase de finalização, segundo informa o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em seu portal. O empreendimento recebeu investimento de R$ 171,97 milhões do Governo Federal.
Comentários (0)