Nova unidade de coleta de sangue percorrerá municípios no Estado

A primeira coleta na nova Unidade Móvel acontecerá no domingo, 21, em Porto Nacional, na rua do Corpo de Bombeiros, esquina com Estádio de Futebol, próximo a Feira Coberta.

Unidade foi entregue pela Sesau
Descrição: Unidade foi entregue pela Sesau Crédito: Luzinete Martins

O Tocantins passou a contar a partir de hoje, 19, com uma nova unidade de coleta de sangue. O “Hemóvel”, como é chamado à unidade, foi entregue em solenidade realizada nesta manhã de sexta-feira em frente à Sesau – Secretaria de Estado da Saúde. “O Governo do Tocantins não mediu esforços para adquirir esta Unidade Móvel, que vai percorrer municípios do Estado, investimento esse que vai amenizar a necessidade de sangue”, ressaltou a secretária de Estado da Saúde, Vanda Paiva.

 

A expectativa é que o Hemóvel realize cerca de 60 a 80 coletas por dia em Palmas e cidades circunvizinhas, o que permitirá o abastecimento de hospitais públicos e privados, não só da Capital, mas de todo o Estado.

 

A primeira coleta na nova Unidade Móvel acontecerá no domingo, 21, em Porto Nacional, das 8h às 16h, na rua do Corpo de Bombeiros, esquina com Estádio de Futebol, próximo a Feira Coberta. Sendo que outros locais já estão no cronograma. Em Palmas, dia 24, das 19h às 22h, na Universidade Católica do Tocantins; dia 27, das 8h às 12h, na Ulbra; dia 31, na Teti Caminhões; Em Paraíso, dia 30, na Feira Coberta, das 8h às16h.

 

Na solenidade de entrega da unidade móvel, o secretário de Saúde do município de Paraiso do Tocantins, Luiz Carlos de Oliveira, não escondeu a alegria ao ver o Hemóvel entrar em ação. “A população paraisense estava ansiosa para ver o retorno da Unidade Móvel, isso vai facilitar o acesso às doações de sangue, possibilitando o aumento do estoque”, disse.

 

O evento contou com a presença do secretário Executivo da Saúde, Gastão Neder; o Superintendente Geral de Saúde Maurício Ivonei da Rosa, Chefe de Gabinete Valquíria Rezende; Diretora de Gestão da Hemorrede Tocantins, Pollyana Gomes Pimenta; Diretor Técnico da Hemorrede Tocantins, Calixto Diaz, além de outros profissionais da Sesau e convidados.

Comentários (0)