Foco de grandes investimentos, a Educação tocantinense deu um salto em desenvolvimento e viu índices como Ideb e Salto subirem em 2013. Estratégia para fortalecimento educacional tocantinense, a modalidade de ensino em tempo integral foi fortalecida com novas escolas e estruturação de unidades escolares, o que alavancou para 103 mil o número de alunos que passam o dia todo na escola. Ao todo, o Tocantins conta com 50 Escolas de Tempo Integral e, segundo informações da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), mais sete novas unidades devem ser entregues em 2014.
Parte recorrente nos discursos do Governador Siqueira Campos, a implantação de Escolas de Tempo Integral são fator preponderante para o desenvolvimento da população. A grade curricular tradicional adicionada a aulas de prática desportiva e cultural ampliam, na visão do gestor, a capacidade de evolução de crianças e adolescentes. “É preciso tirar essas crianças das ruas, onde o crime é o professor. É preciso ocupar o tempo dessas crianças com coisas que elas gostem”, ressaltou.
Além da construção de Escolas de Tempo Integral, a extensão da carga horária em colégios estaduais permitiu o acesso de mais estudantes a este regime de ensino. Ao todo, 386 escolas tocantinenses oferecem a modalidade de ensino, fazendo com que 103 mil alunos, ao todo, estudem em tempo integral. Para o secretário da Educação, Danilo de Melo Sousa, a estimativa é que os investimentos continuem altos para o ano que vem. “Nós queremos mais, considerando que é possível avançar mais”, explicou.
Desta forma, mais sete superescolas de Tempo Integral já estão em fase de construção, com previsão de entrega já para 2014. Segundo a Seduc, Palmas receberá duas (Arne 33 e Arso 41), assim como Araguaína. As outras três estão sendo construídas em Araguatins, Paraíso e Pedro Afonso, num investimento total de mais de R$ 71 milhões. Cada uma dessas escolas tem capacidade de receber 1.500 alunos, o que significa que mais 10.500 estudantes receberão ensino em tempo integral a partir do ano que vem.
Superescolas
As superescolas de tempo integral contarão com uma estrutura de grande porte, serão mais de 10 mil m² de área construída, com amplo refeitório, auditório com 210 lugares, complexo poliesportivo, quadra coberta, área para saltos, atletismo, campo de futebol, piscina semiolímpica, 19 salas de aula, laboratórios de línguas e informática, sala de música, teatro, dança, setores administrativos entre outros espaços que auxiliarão em um aprendizado eficiente aos alunos.
Estrutura
Ampliação, reforma, paisagismo, refeitórios, quadras cobertas, laboratórios, bibliotecas, novas salas de aula. Até 2013 foram reformadas 49 escolas em todo o estado, 23 inauguradas, 62 ampliadas, 80 quadras de esportes foram cobertas e 32 quadras de esporte construídas. Já são 50 colégios que oferecem o ensino integral e mais sete superescolas estão sendo construídas, num investimento de mais de R$ 128 milhões.
Indicadores educacionais
A Seduc desenvolveu o Sistema de Avaliação do Estado do Tocantins (Salto), que avalia o desempenho dos alunos, compreende os avanços e as dificuldades que eles apresentam no decorrer do processo educacional e promove o aprimoramento do processo de ensino aprendizagem, visando a melhoria dos indicadores educacionais. Com o objetivo de incentivar por meio de prêmios os bons desempenhos das unidades escolares, educadores e alunos, surgiu em 2011 o Prêmio de Valorização da Educação Pública, que recompensa àqueles com o melhor desempenho no Salto e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb. Professores e escolas receberam um bônus em dinheiro, e 6.780 alunos estão sendo premiados com tablets.
Além dos premiados no sistema avaliativo, outros 76 mil alunos do primeiro ao quinto ano foram beneficiados pelo programa Prouca, que distribui computadores para a rede estadual de ensino. Os professores, segundo a Seduc, também foram beneficiados com tablets e notebooks. Ao todo, foram entregues aos docentes 3.470 tablets e 12 mil notebooks que beneficiam o planejamento das aulas e a pesquisa e elaboração de conteúdo.
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