O novo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, acompanhado da gestora executiva, Karynne Sotero, promoveu na manhã desta sexta-feira, 10, a primeira reunião com a equipe diretiva para conhecer a estrutura da pasta e as principais ações em desenvolvimento.
Na ocasião, o gestor destacou sua expectativa em estar retornando para a gestão pública, depois de mais de 20 anos na iniciativa privada, e, justamente, numa área que ele defende e que se tornou estratégica para o Brasil e para o mundo. “O convite do governador Wanderlei Barbosa foi especial para mim. Eu, realmente, acredito no governador, tenho ele como amigo, e tenho visto o compromisso que ele tem com o Estado e com o meio ambiente”, afirmou Marcello.
Lelis acrescentou ainda que outro ponto que o fez tomar esta decisão foi o fato do atual presidente Lula ter assumido o compromisso de reconstruir a política ambiental brasileira que sofreu um desmonte no último governo. “Agora estou com este novo desafio e o nosso foco será trabalhar em parceria com o governo federal para fortalecermos a política ambiental no Tocantins. Eu vim para cá para fazer acontecer, e, acredito que esses quatro anos serão muito prósperos “, acrescentou.
Na ocasião, Marcello Lelis parabenizou ex-secretária Miyuki Hyashida, que irá comandar a Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura, pelo trabalho desenvolvimento junto à pasta, e, também, toda a equipe pelos resultados alcançados.
O secretário agendou para a próxima segunda-feira uma reunião com todos os servidores para conhecer melhor cada um e definir as estratégias de trabalho dos próximos meses.
Perfil
Marcello de Lima Lelis é natural de Inhumas (GO), casado com a deputada estadual Claudia Lelis, pai de quatro filhos. Chegou a Palmas, 1992, e, em 1993, assumiu a Superintendência de Parques e Jardins de Palmas.
No ano de 2002, assumiu a presidência da Agência Municipal de Meio Ambiente e Turismo (AMATUR). Foi o criador do projeto Amigos do Meio Ambiente (AMA), que beneficiou mais de dois mil jovens com ações socioeducativas, ambientais e esportivas, recebendo em 1997, os prêmios Itaú Unicef, Gestão Pública e Cidadania e Feira de Soluções Criativas. Ajudou a implantar o projeto de Ecoturismo de Palmas.
Foi eleito vereador de Palmas em 2004, e, em 2006, elegeu-se deputado estadual, sendo reeleito posteriormente em 2010. Também foi presidente do Diretório Municipal de Palmas do Partido Verde (PV) e conduzido à presidência do Diretório Regional do PV de 2005 a 2017. Hoje é membro da Executiva Nacional do Partido Verde. Atualmente atua como empresário na capital no segmento de hotelaria e turismo. É também esportista e participa de maratonas de atletismo e de ciclismo.
Comentários (0)