Tomaram posse nessa terça-feira (7), os novos membros da Corte Eleitoral do Tocantins em cerimônia realizada na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO). Mauro José Ribas e João Olinto Garcia de Oliveira, oriundos da classe dos advogados.
A cerimônia contou com a presença de autoridades e os novos membros da mesa do Pleno do TRE-TO que foram saudados pelo presidente do Tribunal, Desembargador Marco Villas Boas, que lembrou dos “quase dois anos de ausência da classe dos advogados nesta Corte. Esse é um momento de muita alegria para nós do Pleno”.
Além de Villas Boas, a mesa da Sessão Solene contou com a presença do Vice-Presidente do TRE-TO José de Moura Filho, o Procurador Regional Eleitoral Rodrigo Luiz Bernardo Santos, o Juiz Federal Waldemar Cláudio de Carvalho, o Corregedor Regional Eleitoral José Ribamar Mendes Júnior, o Ouvidor Regional Eleitoral Zacarias Leonardo e o Diretor-Geral do TRE-TO, Francisco Cardoso.
Como convidados também participaram da mesa o Governador do Estado, José Wilson Siqueira Campos, a Presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, Desembargadora Jacqueline Adorno, a Corregedora Geral de Justiça, Desembargadora Ângela Maria Ribeiro Prudente e o Presidente da OAB, Ercílio Bezerra e o Presidente da Assembléia Legislativa do Tocantins, Raimundo Moreira.
Após a execução do Hino Nacional, o Desembargador Marco Villas Boas declarou aberta a sessão solene. Antes da posse, foi nomeado Corregedor Regional Eleitoral o já membro do pleno, juiz José Ribamar Mendes Júnior em função anteriormente ocupada pelo corregedor Marcelo Albernaz.
O Juiz Mauro José Ribas foi conduzido ao púlpito para juramento e assinatura do termo de posse pelo Desembargador José de Moura Filho e pelo Juiz Mauro José Ribas.
Em seguida, os juízes José Ribamar Mendes Júnior e Waldemar Cláudio de Carvalho conduziram o Juiz João Olinto Garcia de Oliveira ao púlpito para prestar o compromisso e assinar o termo de posse.
O Juiz Zacarias Leonardo saudou os empossados: “os novos juízes trazem equilíbrio e experiência de longa data. Tenho certeza que desempenharão com galhardia as devidas funções.”
“Nesse momento de extrema alegria que assumimos a democracia neste estado, serei aqui um juiz representante da advocacia. Esta nova ordem democrática que surge no país, impõe integridade na conduta e um passado livre de mácula”, comentou Mauro José Ribas.
João Olinto reafirmou o “empenho que terei em desempenhar as atividades de juiz membro. Agradeço a classe dos advogados e prometo que tudo farei para respeitar as prerrogativas da classe”, disse a mesa do Pleno e ao público.
Perfil dos juízes
João Olinto Garcia de Oliveira é graduado em direito pela Universidade Católica de Goiás. Em 2007, concluiu pós graduação em Direito Processual Civil e Direito Civil pela Faculdade Albert Einstein de Brasília em 2007. Atualmente mora em Araguaína.
Mauro José Ribas é advogado e bacharel em administração de empresas, paranaense de Palmeira, residente de Palmas. Graduou-se em direito e administração de empresas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Fez pós-graduação em Direito e Estado pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce. (A.S./ASCOM/TRE-TO)
Comentários (0)