OAB/TO celebra Dia da Mulher Advogada, entrega carteirinhas e encerra ações de 2025

A solenidade integrou a programação especial do mês dedicada à valorização da mulher advogada promovida pela OABTO

Crédito: Divulgação/OAB/TO

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OABTO) realizou nesta segunda-feira, 15, a última solenidade de entrega de carteiras profissionais à advocacia em 2025. O evento, que simboliza o encerramento do calendário institucional do ano, ganhou um significado ainda mais especial por ocorrer no Dia da Mulher Advogada, reforçando a valorização da atuação feminina no sistema OAB e na advocacia tocantinense.

 

 

A cerimônia foi conduzida pela presidente em exercício da OABTO, Priscila Madruga, mulher advogada que representa, na prática, a presença feminina em espaços de liderança da instituição. À frente do ato solene, Priscila destacou que a entrega da carteira profissional marca o início de uma trajetória pautada pela ética, pela responsabilidade social e pela defesa intransigente dos direitos e garantias fundamentais.

 

 

Para a presidente em exercício, conduzir a última entrega do ano em uma data simbólica como o Dia da Mulher Advogada reforça o papel das mulheres na construção de uma advocacia mais plural, forte e representativa. O momento também evidencia os desafios enfrentados pelas mulheres na profissão, bem como as conquistas alcançadas ao longo dos anos na busca por igualdade, reconhecimento e respeito no exercício da advocacia.

 

 

“Hoje é um dia que carrega um simbolismo especial. Celebramos não apenas a entrega da carteira profissional, que representa o ingresso oficial na advocacia, mas também o Dia da Mulher, data que nos convida à reflexão, ao reconhecimento e à valorização da trajetória feminina no Direito e na sociedade. Durante muito tempo, os espaços do Direito foram negados às mulheres. Hoje, ocupamos esses espaços com competência, sensibilidade, firmeza e coragem. Somos maioria nas salas de aula, presença indispensável nos tribunais, nos escritórios, na docência, na gestão institucional e na defesa dos direitos humanos. Ainda assim, sabemos que os desafios persistem: a desigualdade, a violência, o preconceito e a sobrecarga ainda fazem parte da realidade de muitas advogadas. Por isso, este momento é também de afirmação. Afirmação de que a advocacia feminina é essencial para uma justiça mais humana, plural e efetiva”, destacou Priscila Madruga.

 

 

A solenidade integra a programação especial do mês dedicada à valorização da mulher advogada promovida pela OABTO. No último dia 9, a Comissão da Mulher Advogada realizou o Chá da Mulher Advogada, evento que reuniu profissionais em um espaço de acolhimento, integração e reconhecimento da contribuição feminina para o fortalecimento da advocacia no Tocantins. De acordo com a presidente da CMA, Débora Mesquita, é um momento de valorização da advocacia feminina.

 

 

“Neste Mês da Mulher Advogada, celebramos a força, a competência e a presença cada vez mais marcante das mulheres na advocacia. Somos profissionais que constroem o Direito todos os dias com coragem, sensibilidade e compromisso com a justiça. Como Presidente da Comissão da Mulher Advogada, reforço que a OAB segue firme na defesa da valorização, do respeito e da igualdade para todas as advogadas. E encerrar este momento com a entrega das carteiras profissionais torna tudo ainda mais especial. É o início de uma nova caminhada, marcada pela ética, pela responsabilidade e pelo amor à advocacia”, pontuou a presidente da CMA.

 

 

Para a presidente da Comissão da Advocacia Jovem, Nathália Cordeiro, a CAJ acredita que valorizar a mulher advogada desde o início da carreira é investir no futuro da advocacia. “Em 2016, quando essa data foi instituída, eu ainda era estudante de Direito. Hoje, como advogada e primeira presidente mulher da Comissão da Advocacia Jovem da OAB Tocantins, sei que muitas jovens advogadas seguem enfrentando desafios diários para ocupar seu espaço com dignidade e respeito. Por isso, falar dessa data é reafirmar a importância da equidade, do apoio institucional e do fortalecimento feminino dentro da advocacia. Parabéns a todas as mulheres advogadas, especialmente às jovens que estão construindo, hoje, a advocacia de amanhã”, ressaltou a presidente da CAJ.

 

 

Segundo a jovem advogada Edileide Bonfim Pereira Pinto, receber a carteira de advogada no Dia da Mulher Advogada é a realização de um sonho dela e de toda a família. “Me graduei estando grávida e recebo minha carteira durante a gestação de um segundo filho. Ser mulher advogada é uma honra muito grande. Acredito que terei alguns desafios, mas sinto que estou pronta e muito feliz por esse momento”, concluiu a jovem advogada. 

Comentários (0)