Obras da nova sede da Unitins estão com mais de 50% de execução

Construção da sede própria avança com investimento de R$ 22 milhões do Estado; previsão é de que o prédio seja entregue no 1° semestre de 2025

Crédito: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Orçada em um investimento de R$ 22 milhões, a construção da sede da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em Dianópolis, já conta com mais de 50% da sua execução concluída. Iniciadas em outubro de 2023, as obras são feitas por meio de recursos do Governo do Estado, em um terreno de 15 mil m².

 

"Essa é uma obra importante, pois ela dá uma resposta positiva para a nossa educação superior. Hoje [terça-feira, 20], realizamos esta visita ao canteiro de obras, que já estão mais de 50% concluídas e, daqui a pouco, nós estaremos entregando à população acadêmica de Dianópolis", destacou o governador Wanderlei Barbosa ao visitar as obras nesta terça-feira, 20.

 

Atualmente, a unidade conta com três cursos noturnos: Administração, Ciências Contábeis e Direito. As novas instalações irão possibilitar a ampliação de atendimento da Universidade e a expectativa é de que as matrículas cresçam de 850 alunos por ano, para 1,5 mil, além de oportunizar a abertura de novos cursos.

 

Prédio novo

A sede própria da Unitins em Dianópolis ocupará 6 mil m² de área construída e está localizada na Gleba 3, no setor Industrial, na saída para o município de Rio da Conceição.

 

Ao ser finalizada, a estrutura contará com laboratórios de informática, uma biblioteca com 200 m², dentro dos padrões exigidos pelo Conselho Estadual de Educação, um auditório com capacidade para 150 pessoas, rampas de acessibilidade, cantina, pátio coberto e banheiros adaptados. O projeto foi elaborado dentro dos padrões arquitetônicos mais modernos, que priorizam a acessibilidade e a sustentabilidade.

 

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, comemorou o avanço das obras e reforçou que diversas equipes seguem monitorando de perto o seu andamento. "Em 2024, completamos dez anos de Unitins em Dianópolis. Desde o ano passado, com a autorização do governador Wanderlei Barbosa, nós iniciamos a construção do câmpus definitivo da Universidade, que possibilitará maior conforto para os nossos alunos, a entrada de novos cursos e, principalmente, irá consolidar Dianópolis como um centro de formação de mão de obra qualificada para a região sudeste do Tocantins”, pontuou o reitor. 

 

O projeto segue cumprindo o cronograma inicial, em que foi estipulada a previsão de 24 meses de obra. "Estamos utilizando perfil metálico, fechamento de bloco estrutural e, também, a laje steel deck, que é hoje a mais inovadora no mercado, pois não usa escora. Por conta disso, a obra pode avançar mais rapidamente. Estamos com aproximadamente 55% de obra concluída", reforçou o engenheiro responsável, Adriano Augusto de Campos. 

Comentários (0)