Obras de melhorias serão entregues em 16 escolas estaduais

Tocantínia receberá mais duas escolas em comunidades indígenas. Itacajá, ganhará mais três escolas em aldeias indígenas, além de Goiatins que também será beneficiada com uma escola indígena.

Melhorias serão entregues
Descrição: Melhorias serão entregues Crédito: Marcio Vieira

O Governo do Estado se prepara para, nos próximos 40 dias, iniciar a entrega à população, em vários municípios, de uma série de obras e melhorias como edificação, ampliação, reforma de escolas, cobertura de quadras esportivas para atender múltiplas funções, laboratórios de ensino profissionalizante, entre outros benefícios. São unidades que passam a incorporar a filosofia de educação de tempo integral.

 

Com previsão de no máximo seis meses o Governo, em parceria com recursos advindos do MEC/FNDE, estima entregar ainda à comunidade de mais 20 municípios a construção de escolas, cuja solicitação, já protocolada e em análise avançada no Ministério da Educação, visa atender meta do Plano de Ações Articuladas- PAA. Com esse propósito, o Estado, conforme destaca o secretário de Educação, Danilo de Melo Souza, quer avançar com certa rapidez na implantação nos próximos dois anos do ensino integral em todos os municípios tocantinenses.

 

Trabalhando o ensino integral

Ao enfatizar o esforço do governador Siqueira Campos em avançar no programa Mais Educação, tornando a educação de tempo integral (ETI) um compromisso de política de Governo, Danilo Melo observa que mesmo as escolas que não foram edificadas na concepção de ETI, vem sendo alteradas e pensadas para atuar com essa filosofia. Estas unidades, com preocupação de serem escolas de melhor estrutura, inclusive para mais facilidade de sua conservação, tem piso industrial, revestimento cerâmico e cores alegres. O objetivo, conforme o secretario, é que ao dispor de mais tempo na escola, o aproveitamento do estudante cresça, com ele ainda podendo se dedicar a atividades artísticas e esportivas.

 

Escolas e cobertura de quadras


Dentre as comunidades a serem atendidas já a partir do início de dezembro com as melhorias como laboratório de ensino profissionalizante, construção de um Anexo para a Secretaria de Educação, construção e reforma de escola e cobertura de quadras esportivo-cultural estão os municípios de Aparecida do Rio Negro, Filadélfia, Pindorama, Ponte Alta do Tocantins , Tocantínia, Almas, Itaguatins, Goiatins, Itacajá, Ananás, passando esta cidade a contar
com a construção de uma escola de grande porte.

 

Tocantínia, por exemplo, receberá mais duas escolas em comunidades indígenas. Itacajá, no nordeste do Estado, ganhará mais três escolas em aldeias indígenas, além de Goiatins que também será beneficiada com uma escola indígena. Já em relação àqueles municípios que aguardam o resultado de projetos em análise por parte do MEC para construção e melhorias de escolas em vários aspectos, eis alguns deles, como Araguaína, Tocantinópolis, Araguatins, Dianópolis, Miracema, Pedro Afonso, Nova Olinda, Porto Nacional e Paraíso. (Assessoria)

 

 

Comentários (0)