Mais de 2,7 mil pessoas foram alcançadas pela Operação Virtude 2025, conduzida pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-TO) e que conscientizou sobre a violência contra a pessoa idosa. De acordo com a pasta, foram realizadas 43 palestras, 41 ações de panfletagem e quatro ações em mídias digitais. A ideia era que essas pessoas se informassem sobre direitos, prevenção a maus-tratos e canais de denúncia.
A iniciativa é do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. No Tocantins, a ação foi coordenada pela Superintendência de Segurança Integrada e da Diretoria do Sistema Integrado de Operações da SSP-TO. A operação ocorreu entre os dias 1º e 30 de outubro.
No mesmo período, as equipes cumpriram 405 diligências policiais, apuraram 15 denúncias, atenderam 35 vítimas e registraram 150 procedimentos policiais, incluindo 36 inquéritos instaurados, 69 concluídos com autoria identificada e oito com autoria desconhecida. Também foram representadas quatro medidas cautelares, solicitadas cinco providências ao Ministério Público e lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Não houve registros de apreensão de armas ou drogas durante as ações.
O diretor do Sistema Integrado de Operações (SIOP), delegado Anderson Casé, ressaltou que a Operação Virtude promoveu aproximação entre a segurança pública e a população idosa. “A violência contra os idosos exige atenção constante. A integração entre as forças de segurança e órgãos parceiros foi essencial para garantir segurança e dignidade a essa população”, destacou.
As atividades abrangeram diversas cidades tocantinenses, com visitas preventivas a instituições de longa permanência, centros de convivência e locais de acolhimento de idosos. As equipes verificaram condições de atendimento, infraestrutura e possíveis situações de vulnerabilidade, além de promover atividades educativas e momentos de integração social. A operação também teve caráter educativo em escolas e espaços públicos, reforçando a importância da articulação entre segurança pública e rede socioassistencial.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Bruno Azevedo, destacou que os resultados da Operação Virtude refletem o compromisso com a proteção das pessoas em situação de vulnerabilidade e o fortalecimento das ações integradas de segurança. “A operação demonstra a importância do trabalho articulado entre as forças de segurança e as instituições parceiras. A prevenção é essencial e as iniciativas reforçam o cuidado, o respeito e a atenção aos idosos”, afirmou.
Denúncias
Para denunciar casos de violência contra idosos, a população pode acionar a Polícia Militar (190), a Disque 100 ou a realização do registro da ocorrência pelo site, por meio da Delegacia Virtual: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/
Comentários (0)