Operação Lockdown: segunda temporada terá 21 unidades aptas a receber novos presos

A Operação Lockdown tem o objetivo de limitar recebimento de novos presos a algumas unidades prisionais durante a pandemia da Covid-19, para evitar a proliferação do novo vírus entre a população

Foram selecionadas celas para receber novos presos durante a quarentena.
Descrição: Foram selecionadas celas para receber novos presos durante a quarentena. Crédito: Seciju/ Governo do Tocantins

A Operação Lockdown, que tem o objetivo de limitar o recebimento de novos presos a algumas unidades prisionais durante a pandemia da Covid-19, e assim evitar a proliferação do novo vírus entre a população carcerária, vai iniciar a segunda temporada. A operação é coordenada pela Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju).

 

Nesta temporada, 21 unidades penais estão aptas a receber novos presos. São elas: Tocantinópolis, Talismã, Porto Nacional, Pedro Afonso, Paraíso, CPP de Palmas, UPF de Palmas, Miracema, Lajeado, Gurupi, Guaraí, Dianópolis, Colméia, Colinas, Babaçulândia, Augustinópolis, Arraias, Araguatins, Araguaína, Araguacema e Ananás.

 

I Temporada

 

A primeira temporada da Operação Lockdown se concentrou em definir quais unidades estariam aptas a receber novos presos, preservando a saúde dos já custodiados e atendendo a necessidade de período de quarentena aos ingressos no sistema. “A Operação Lockdown integra uma série de medidas adotadas pela Seciju desde o anúncio da pandemia, a fim de prevenir que pessoas privadas de liberdade fossem infectadas pelo novo coronavírus, com isso tivemos resultados muito positivos. Das pessoas custodiadas em unidades penais que testaram positivo para covid-19, nenhuma precisou de internação e não houve mortes”, contou o secretário da Cidadania e Justiça, Heber Fidelis.

 

A ação iniciou no dia 20 de maio, teve nove fases e finalizou no dia 20 de dezembro. Durante os sete meses de Operação, os Sistemas Penitenciário e Prisional receberam 2.372 pessoas e a unidade penal que mais recebeu novos presos foi o Núcleo de Custódia e Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPP Palmas) com 682 ingressos.

 

“Paralelo a Operação Lockdown, estabelecemos o Plano de Ação para Contenção a Transmissão do Novo Coronavírus com ações preventivas como higienização e sanitização das unidades penais, uso obrigatório de máscara, realização de teste rápido e testes laboratoriais, suplementação alimentar, vacinação de H1N1 e estabelecemos protocolos sanitários. Também foram suspensas as visitas, entrada de alimentos, as audiências foram realizadas de forma virtual e a movimentação de presos foi proibida. Estamos fechando a primeira temporada da Operação Lockdown com a certeza que fizemos o melhor para preservar a saúde dos custodiados”, comemorou o superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Orleanes de Sousa Alves.


 

Comentários (0)