Ameaçados pela redução do nível de água no Lago do Bananal, na Ilha do Bananal, mais de 150 peixes e diversas outras espécies aquáticas foram resgatados na última sexta-feira, 6, durante uma operação conjunta do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA); Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo); e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis no Tocantins (Ibama/TO).
Denominada Operação Gigante do Araguaia, a ação foi determinada pelo Governo do Tocantins em decorrência da intensa seca que afetou a Ilha do Bananal e comprometeu de forma significativa a fauna aquática daquele bioma. Mais de 30 pessoas participaram da ação.
Ao longo de dois dias de operação, as equipes se mobilizaram para resgatar mais de 150 espécimes de peixes, que foram cuidadosamente transportados em viaturas por cerca de 4 km até o Rio Riozinho, um afluente com melhores condições hídricas, garantindo assim a manutenção e preservação das espécies. O esforço envolveu um trabalho ininterrupto, dia e noite, até que todos os peixes fossem resgatados. Uma das espécies ameaçadas foi o pirarucu. Conhecida por sua resistência, a espécie estava em risco de morte devido à redução dos níveis de água.
A operação foi concluída com o resgate de todos os espécimes possíveis, representando um sucesso no combate aos efeitos da seca sobre a fauna aquática da região.
O presidente do Naturatins, coronel Edvan de Jesus Silva, enfatizou o sucesso da Operação Gigante do Araguaia, destacando a importância do trabalho conjunto entre as diversas instituições envolvidas e o compromisso do Governo do Tocantins com a conservação ambiental. “A iniciativa é uma demonstração concreta do comprometimento do Governo do Estado com a preservação dos recursos naturais. A rápida mobilização das instituições e o empenho incansável de cada profissional mostram que, mesmo diante de desafios extremos como a seca, estamos prontos para proteger nossa biodiversidade e garantir a sobrevivência das espécies que integram nosso valioso patrimônio natural. Seguiremos firmes em nossas ações para que o Tocantins continue sendo uma referência em conservação ambiental”, destacou.
O comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, reiterou o compromisso do Governo do Tocantins com a proteção e preservação ambiental, destacando a importância da integração entre as diversas instituições envolvidas. “A proteção do nosso patrimônio natural é uma prioridade, e ações como esta, demonstram o empenho dos órgãos protetores como o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) em salvaguardar a vida em todas as suas formas", declarou.
Comentários (0)