Operação Pássaro Livre na região do Bico do Papagaio apreende 133 animais

Fiscalização do Naturatins ainda apreendeu 163 gaiolas e seis alçapões (armadinhas para pássaros) utilizados para a captura ilegal, além da aplicação de multas no valor de R$ 18 mil reais

Crédito: Andréa Marques/Governo do Tocantins

Nesta segunda-feira, 20, a equipe de fiscalização ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizou a entrega de 49 aves silvestres ao Centro de Fauna do Tocantins (Cefau). A ação foi resultado da Operação Pássaro Livre, realizada entre os dias 14 e 19, quando foram apreendidos 133 animais oriundos de criadouros não autorizados.

 

A ação também resultou na apreensão de 163 gaiolas e seis alçapões (armadinhas para pássaros) utilizados para a captura ilegal, além da aplicação de multas no valor de R$ 18 mil reais.

 

 

A operação teve como objetivo coibir a caça e a criação clandestina de animais silvestres. A atividade abrangeu os municípios de São Miguel do Tocantins, Augustinópolis, Praia Norte, Sampaio, Buriti do Tocantins e Esperantina, região do Bico do Papagaio no extremo norte do estado.

 

 

Dentre as aves resgatadas, estavam diversas espécies como, curiós, guriatã, trinca-ferro, bigode, papa-capim, galo-de-campina.

 

 

Durante a fiscalização 84 animais foram devolvidos à natureza em uma área de reserva legal do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), campus de Araguatins. Os outros 49 foram entregues ao Cefau, onde foram avaliados e receberam os cuidados necessários.

 

 

“Ao chegarem ao Cafau, os animais receberam avaliação clínica. Aqueles que apresentaram bom estado de saúde e comportamento compatível com a espécie foram prontamente devolvidos à natureza em área adequada para soltura. As demais ficaram em observação”, explicou a coordenadora do Cefau, Mayumi Matuoca.

 



A operação reforça o compromisso do Naturatins com a preservação da fauna silvestre e a necessidade de conscientização sobre a importância da proteção dos animais.

 

 

O gerente de fiscalização ambiental, Cândido José dos Santos, ressaltou que essas ações são fundamentais para a proteção da biodiversidade do nosso estado. “Cada atividade que fazemos fortalece a conscientização sobre a importância da preservação e o respeito às leis ambientais. Estamos comprometidos em proteger a fauna e reafirmamos o compromisso de combater o tráfico de animais silvestres”, declarou.

Comentários (0)