Operadores do turismo apresentam passeio no Jalapão com trechos a pé e visitas

A aposta é percorrer parte do roteiro a pé, por meio de trilhas e também por navegação na atividade de esporte radical de rafting

Passeio visa percorrer parte do roteiro a pé
Descrição: Passeio visa percorrer parte do roteiro a pé

Considerado o maior destino turístico do Tocantins, o Jalapão atrai anualmente milhares de visitantes de todas as regiões do país, como também turistas estrangeiros. Dentre todos os roteiros, a maioria utiliza veículos traçados com lotação máxima de até quatro passageiros. Pensando na diversificação de serviços, um grupo de empresários tocantinenses foi oferecido na 46ª edição da ABAV EXPO – Exposição Internacional de Turismo, evento organizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), que terminou na última sexta-feira,28, uma nova modalidade para conhecer a paisagem paradisíaca do Estado. Desta vez a aposta visa percorrer parte do roteiro a pé, por meio de trilhas e também por navegação na atividade de esporte radical de rafting.

 

De acordo com o empresário Alan Moraes de Paula, três empresas tocantinenses sendo uma delas de receptivos, outra de turismo de aventura e outra de hospedagem ecológica se uniram para oferecer o roteiro “Volta ao Parque do Jalapão”.  Contando com roteiros de cinco a seis dias (incluindo do Distrito de Taquaruçu), a proposta do passeio com dificuldades leves a moderadas visa diminuir as longas horas de deslocamentos que ocorrem nos roteiros tradicionais. “Oferecemos nos nossos serviços trilha, passeio de rafting, além de uma imersão na realidade das comunidades que residem na região. O turista pode conhecer o modo de vida do povo jalapoeiro", afirmou. Ainda de acordo com o empresário, no roteiro estão previstas subidas ao Morro da Catedral, na Serra do Espírito Santo, além de uma trilha exclusiva onde se chega na Cachoeira da velha com uma caminhada moderada de cerca de 12 quilômetros. O passeio termina em outra região ecoturística do Estado, as Serras Gerais. Ainda de acordo com o empresário, lançado neste ano, o roteiro superou as expectativas, sendo 10% deste total são estrangeiros já participaram da aventura. “Nossa proposta é sair do roteiro tradicional no Jalapão, que já se encontra superlotado", ressaltou.

 

Aventura

 

Considerado um dos empresários pioneiros no segmento de atividades radicais na região do Jalapão, o turismólogo Diego Sommer, também presente na ABAV EXPO divulgou o roteiro chamado “Jalapão Aventura", de seis dias, inclusos na programação atividades como trekking, rafting e rapel. “Além da atividade 4x4 estamos fomentando outras potencialidades da região, como: o rapel, rafting e trekking contemplativo”, afirmou.

 

Permacultura

 

Para o empresário Fernando Torres, além da proposta de oferecer uma maior imersão na biodiversidade local por meio de trilhas ecológicas na região, ele está investindo nos princípios da permacultura, que visa agregar saberes acadêmicos com a sabedoria popular na construção de unidades habitacionais e receptivas que utilizem biomassa, recursos naturais e energia solar. Para o empresário mesmo ainda não lançando o roteiro em larga escala, somente este ano 15 turistas franceses já visitaram o Jalapão em busca de uma vivência integrada com a natureza. “Nossa proposta é que todos os resíduos produzidos no local sejam reaproveitados de maneira a proteger o Meio Ambiente. Tudo o que veio da terra volta para a terra", afirmou.

 

Sobre a ABAV Expo

 

Realizada pela ABAV Nacional, a ABAV Expo é a maior e mais importante feira de negócios de Turismo do Brasil. O evento contribui de maneira decisiva para a consolidação de negócios entre empresas dos cinco continentes e favorece toda a cadeia produtiva global do Turismo, ao atrair a participação massiva de agentes de viagens e outros profissionais do setor, dos mais diversificados nichos de mercado, além de compradores convidados, nacionais e internacionais.

 

O jornalista Wherbert Araújo viajou a São Paulo a convite da ABAV - Tocantins.

Comentários (0)