Paciente com raiva humana não resiste e morre no fim de semana no HRG

Morte do paciente ocorreu no sábado, 9, mas Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins não emitiu nota sobre o falecimento; óbito foi informado nesta quarta, 13, após solicitação do T1 Notícias

Crédito: Divulgação SES-TO

Após 20 dias internado no Hospital Regional de Gurupi (HRG), o paciente Gilmar Sampaio da Silva, 50 anos, residente em Alvorada, no sul do estado, e diagnosticado com raiva humana, veio a óbito no sábado, 9. Porém, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), mesmo tendo reforçado em nota encaminhada ao T1 Notícias no dia 6 de novembro que as atualizações sobre o caso seriam informadas por meio de nota oficial à população, somente confirmou a morte do paciente nesta quarta-feira, 13, após nova solicitação de nota do T1 Notícias. 

 

Na nota encaminhada, além de confirmar a morte de Gilmar Sampaio da Silva, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) lamentou o falecimento do paciente e se colocou à disposição dos familiares. Recordou que Gilmar estava internado desde o dia 22 de outubro, que recebeu o suporte para seu quadro clínico, mas que, mesmo com todos os esforços da equipe multiprofissional, não resistiu. 

 

Municípios

A SES-TO informa que emitiu ofício circular a todos os secretários municipais de saúde, com as atualizações sobre o último caso de raiva, registrado na cidade de Alvorada e as orientações pertinentes sobre a doença e os cuidados preventivos. Entre as ações de prevenção está a vacinação antirrábica, que no Tocantins, a última foi realizada de dezembro de 2023 a fevereiro de 2024, com cobertura de 85% sendo vacinados 303.841 animais e a recomendação aos municípios é que sigam vacinando até que 100% dos animais sejam imunizados.


 
A Secretaria de Estado da Saúde esclareceu que o caso de Gilmar foi o único confirmado no Tocantins neste ano, sendo o anterior confirmado em 2017, em Ponte Alta. A Pasta reforçou que, diante da confirmação da doença em Alvorada, a Secretaria de Estado da Saúde e a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) encaminharam equipes técnicas à cidade para avaliar a situação e não encontraram novos casos suspeitos da doença. In loco, as equipes de vigilância em saúde realizaram profilaxia em familiares e amigos do paciente, capacitaram os técnicos das unidades de saúde da cidade; investigaram os prontuários e óbitos pela doença (não encontrado); reforçaram a vacinação e ações educativas junto à comunidade.

 

Confirmação

A confirmação do caso de raiva humana pela SES-TO ocorreu no dia 30 de outubro após resultado encaminhado pelo Instituto Pasteur/São Paulo de que o paciente havia sido infectado pela variante AgV 3, transmitida por morcegos. Ressaltou que de imediato as equipes da Diretoria de Vigilância de Doenças Vetoriais e Zoonoses/Superintendência de Vigilância em Saúde deram suporte ao município do paciente, para as ações de profilaxia da raiva humana; esclarecimentos junto à população quanto aos riscos de transmissão da doença e reforçou a imunização contra a raiva.

 

Confira a nota da SES-TO na íntegra:

 

Nota

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) lamenta o falecimento do paciente Gilmar Sampaio da Silva, diagnosticado com raiva, que veio a óbito no sábado, 09. Gilmar tinha 50 anos e residia no município de Alvorada. O paciente estava internado no Hospital Regional de Gurupi (HRG) desde o dia 22 de outubro, onde recebeu o suporte para seu quadro clínico, mas mesmo com todos os esforços da equipe multiprofissional, não resistiu, motivo pelo qual a SES-TO se solidariza e coloca-se à disposição dos familiares, neste momento de dor irreparável.



A SES-TO reitera que no dia 30 de outubro, recebeu, do Instituto Pasteur/São Paulo, a confirmação de um caso de raiva humana, infectado pela variante AgV 3, transmitida por morcegos. Imediatamente, as equipes da Diretoria de Vigilância de Doenças Vetoriais e Zoonoses/Superintendência de Vigilância em Saúde deram suporte ao município do paciente, para as ações de profilaxia da raiva humana; esclarecimentos junto à população quanto aos riscos de transmissão da doença e reforçou a imunização contra a raiva.



A SES-TO esclarece que este é o único caso de raiva confirmado no Tocantins neste ano, sendo o anterior confirmado em 2017. Diante da confirmação da doença em Alvorada, a Secretaria de Estado da Saúde e a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) encaminharam equipes técnicas à cidade para avaliar a situação e não encontraram novos casos suspeitos da doença. In loco, as equipes de vigilância em saúde realizaram profilaxia em familiares e amigos do paciente, capacitaram os técnicos das unidades de saúde da cidade; investigaram os prontuários e óbitos pela doença (não encontrado); reforçaram a vacinação e ações educativas junto à comunidade.


 
A Pasta pontua que já emitiu ofício circular a todos os secretários municipais de saúde, com as informações sobre o último caso de raiva, registrado na cidade de Alvorada e as orientações pertinentes sobre a doença e os cuidados preventivos. Entre as ações de prevenção está a vacinação antirrábica, que no Tocantins, a última foi realizada de dezembro de 2023 a fevereiro de 2024, com cobertura de 85% sendo vacinados 303.841 animais e a recomendação aos municípios é que sigam vacinando até que 100% dos animais sejam imunizados.


 
Além disso, como prevenção, faz-se necessária a profilaxia em tempo oportuno e célere, a pacientes agredidos por animais mamíferos, bem como o acompanhamento minucioso por parte das equipes de saúde, para verificação de alterações do quadro clínico.


 
 Palmas, 13 de novembro 2024
 Secretaria de Estado da Saúde

Comentários (0)