Como parte da programação natalina do Governo do Tocantins, começou ontem, 17, às 19 horas, um show de luzes no Memorial Coluna Prestes, em Palmas. Serão dois dias de um show de projeções mapeadas com ícones que marcam o Estado.
Entre os espectadores estão dois pacientes internados na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), do Hospital Geral de Palmas (HGP), um com Guillain-Barré e outra com ELA (esclerose lateral amiotrófica), participaram do evento de luzes, como parte da campanha Encantos de Natal.
Carlos Sousa dos Santos, de 37 anos, que tem a síndrome de Guillain-Barré, uma doença autoimune grave que afeta o sistema nervoso, está internado no HGP desde o dia 17 de julho deste ano e acompanhou cada detalhe do evento. Já Edilza Santos se Araújo, que tem ELA, doença do sistema nervoso que enfraquece os músculos e afeta as funções físicas, tem 36 anos e está internada no HGP desde o dia 8 de setembro 2012. Ela participa do evento nesta terça-feira, 18.
Tanto Carlos como Edilza contam com acompanhamento de uma equipe médica especializada para que possam ter a oportunidade de assistir o evento de forma presencial.
"Dentro das nossas possibilidades estamos tentando proporcionar para a população uma forma de participar do natal aqui na Praça dos Girassóis. Temos a projeção mapeada que também é uma inovação e muito lúdica, principalmente para as crianças, além da parte social que é proporcionar esse momento de confraternização natalina com pacientes do HGP. Estão todos convidados para a nossa comemoração", disse o secretário de Estado da Comunicação Social, João Neto.
Sobre o evento
A projeção mapeada trata-se de uma técnica utilizada para projetar imagens em uma estrutura tridimensional, em que a luz é direcionada exatamente para a região que receberá o conteúdo visual, dando ao público a capacidade de interagir com o conteúdo projetado. A projeção mapeada é realizada pela primeira vez pelo Estado em ambiente aberto. A programação tem acesso totalmente gratuito para a comunidade.
Comentários (0)