O Tocantins conquistou espaço no cenário nacional com a inclusão de Palmas e do Jalapão no ranking dos 50 melhores lugares para viajar no Brasil em 2026. O levantamento faz parte do estudo IVT 2026 – Índice de Viagem e Turismo, que analisa o fluxo de visitantes, conectividade e visibilidade internacional para identificar os destinos mais relevantes do país.
O reconhecimento dos dois destinos, reflete segundo o Governo do Estado, os investimentos da gestão estadual na promoção de roteiros sustentáveis e na melhoria da infraestrutura para o setor. “Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo, ao valorizar nossas belezas naturais, apoiar o empreendedor local e estruturar o setor para gerar emprego, renda e desenvolvimento para o nosso estado”, observa o governador do Estado, Wanderlei Barbosa.
Para a secretária de Estado do Turismo, Ana Maria Monteiro, o reconhecimento é resultado do trabalho contínuo desenvolvido no estado. “É motivo de orgulho ver o Tocantins ganhar cada vez mais espaço no turismo nacional. Esse reconhecimento mostra que o trabalho realizado está dando resultados e que temos um potencial enorme a ser descoberto”, pontua.
Divulgados pelo Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), dados atestam a ascensão do ecoturismo na região. O Parque Estadual do Jalapão registrou a marca de 50.302 visitantes em 2025, o que representa um crescimento de 16,63% em comparação ao ano anterior. Ao mesmo tempo, a capital Palmas consolida sua posição como porta de entrada estratégica e destino completo, com oferta de praias fluviais, trilhas e gastronomia regional.
A estratégia estadual envolve o trabalho conjunto das secretarias de Turismo e Comunicação para ampliar a presença do Tocantins em feiras nacionais e fortalecer a marca "Descubra o Tocantins". Além dos polos principais, o estado promove destinos como o Parque Estadual do Cantão e as Serras Gerais. Segundo a gestao estadual, o impacto econômico dessas ações foi evidente na Temporada de Praia de 2025, que movimentou quase R$ 1 bilhão e atraiu mais de 1,5 milhão de turistas para as praias tocantinenses.
Geração de emprego e renda
A gestão estadual mantém o foco em políticas públicas que unem a preservação ambiental ao desenvolvimento econômico. Com o aumento da visibilidade internacional e a qualificação dos serviços turísticos, o Tocantins fortalece sua imagem como destino competitivo no mercado de viagens. A meta do governo é transformar o potencial natural em geração de emprego e renda para os municípios através do fortalecimento das rotas turísticas.
Comentários (0)