Palmas tem mais duas confirmações de Covid-19; total no Estado sobe para 31

O caso confirmado pelo Lacen é do sexo masculino, 35 anos, com histórico de viagem a São Paulo. O caso confirmado pela Semus é do sexo feminino, 39 anos, com histórico de viagem a SP e exterior.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que nesta quinta, 16, há duas novas confirmações para Covid-19 em Palmas. Um, detectado por meio de teste do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO), do sexo masculino, 35 anos, com histórico de viagem a São Paulo e contato com caso confirmado de lá.


O outro caso, confirmado pela rede privada e notificado pela Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus), é do sexo feminino, 39 anos, com histórico de viagem a São Paulo e ao exterior, apresentou sintomas clássicos da doença. Ambos estão em isolamento domiciliar. 

 

Diante dos números apresentados, o Tocantins contabiliza agora 31 casos confirmados de Covid-19, nas cidades de Palmas (21), Araguaína (05), Gurupi (01), Dianópolis (01), Cariri do Tocantins (01), Paraíso do Tocantins (01) e Tocantinópolis (01).

 

Os dados divulgados nos boletins de acompanhamento são consolidados a partir das notificações recebidas das equipes de Vigilância municipais, até às 17h, somados aos exames realizados no Lacen. Casos notificados após este horário entram no boletim do dia seguinte.

 

O Estado possui uma plataforma onde todos podem acompanhar os números de Covid-19 no Tocantins.

 

Palmas 

 

A Capital somou mais dois casos confirmados de Covid-19 nesta quinta-feira, 16. Agora já são 21 pessoas com diagnóstico positivo da doença no Município. Um dos casos é atribuído a um homem com idade entre 30 e 39 anos, com histórico de viagem recente a outro estado brasileiro, o qual apresenta bom estado de saúde e está em isolamento domiciliar. O outro caso refere-se a uma mulher na faixa etária entre 30 e 39 anos, com histórico de viagem recente para o exterior e para outro estado brasileiro, apresentou sintomas de Covid-19 e também está em isolamento domiciliar.

 

O total de casos descartados chegou a 331 e já são 984 notificações de síndromes gripais. As informações são do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19), que atualiza e publica os dados diariamente no Boletim Epidemiológico de Palmas.

 

Dos casos confirmados em Palmas, 13 estão em isolamento domiciliar, sete encontram-se recuperados e uma pessoa veio a óbito. Todos os estados brasileiros registraram morte por Covid-19.

 

Quanto às formas de contágio, dos 21 casos positivos, cinco foram infectados no exterior, sete contraíram o vírus em outros estados brasileiros, outros sete por contato com casos confirmados residentes em Palmas e os dois restantes estão em investigação epidemiológica.

 

Gurupi

 

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus em Gurupi informou que até as 11 horas desta quinta-feira, 16, foi realizado um teste rápido na UPA do município, em um homem de 37 anos que testou negativo para Covid-19. Os dois casos suspeitos do boletim anterior que aguardavam o resultado do Laboratório Central do Estado – LACEN também testaram negativo. Com isso, Gurupi chega a 66 casos descartados da doença.

 

Em um hospital particular de Gurupi foi feito um teste SWAB e enviado ao LACEN, em um homem de 46 anos. O paciente é caminhoneiro e residente de São José do Rio Preto (SP), que trafegava pela BR-153, passou mal e foi internado em um hospital particular de Gurupi, com sintomas gripais. Portanto, até o momento há apenas um caso suspeito no município aguardando resultado.

 

Gurupi continua com apenas um caso confirmado de coronavírus, um homem de 58 anos que testou positivo após uma viagem para Goiânia (GO), onde passou por procedimento cirúrgico. Ele esteve internado em um hospital particular em Palmas, mas já recebeu alta no dia 11 de abril de 2020 e segue em isolamento domiciliar em Palmas. A Vigilância Epidemiológica do Município segue acompanhando o caso e monitorando as pessoas que tiveram contato com o paciente.

Comentários (0)