Paulo Xerente responderá pela Sepot até retorno de Wanderlei de Lisboa

Exoneração de Narubia Werreria e nomeação de Paulo Waikarnãse Xerente foram publicadas no Diário Oficial desta segunda-feira, 24.

Crédito: Jerfeson Nascimento

A ambientalista e primeira indígena a assumir uma secretaria no Governo do Tocantins, Narubia Werreria, foi exonerada como secretária dos Povos Originários e Tradicionais em publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira, 24. Para assumir a pasta interinamente, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) nomeou Paulo Waikarnãse Xerente, que é Diretor de Proteção aos Indígenas na pasta.

 

O motivo do desligamento não foi divulgado, mas, nos bastidores, o Portal T1 apurou que ela vinha perdendo a representatividade das diversas etnias desde que assumiu o comando da pasta. Narubia comandava a secretaria desde o dia 15 de janeiro de 2023, com foco no ativismo em defesa dos povos originários e da proteção ambiental.

 

O secretário definitivo só será decidido por Wanderlei Barbosa após sua volta de Lisboa (Portugal), onde participa do 12° Fórum de Lisboa de 25 de junho a 3 de julho​.

 

Paulo Waikarnãse Xerente

 

Graduado em Administração pela Universidade Estadual do Tocantins (2001), é mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (2021). Atualmente é Diretor de Proteção aos Indígenas da Secretaria Estadual dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins. Tem experiência como técnico de enfermagem, com ênfase em Saúde Indígena.

 

Nota - Sepot

 

A Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) reitera seu compromisso com as políticas públicas e ações voltadas aos povos originários e tradicionais do Tocantins, agora sob a liderança interina do novo secretário, Paulo Waikarnãse Xerente.

 

Com vasta experiência na área, Paulo Waikarnãse Xerente atuava como Diretor de Proteção aos Indígenas da Sepot. Graduado em Administração pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), o novo secretário interino também possui experiência como técnico de enfermagem, com ênfase em Saúde Indígena.

Comentários (0)