O início das obras de pavimentação da TO-141, entre Palmeirópolis e a divisa com Goiás, região sul do Tocantins, foi autorizado pelo Governo do Estado por meio de ordem de serviços que será emitida na próxima segunda-feira, 1°.
A estrada terá pista simples de mão dupla com faixa de domínio de 80 metros. O projeto, desenvolvido após estudos de tráfego, ambiental e de viabilidade sócioeconômica, prevê a realização de obras de terraplenagem, drenagem pluvial e pavimentação asfáltica de 26,25 km da rodovia.
No valor de R$ 24.094.055,25 milhões, o contrato Nº 01/2019 já foi assinado entre a Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) e o Consórcio Caiapó/Milão/DBO, e com prazo de entrega da obra em 540 dias.
Os recursos são provenientes do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), na modalidade pavimentação, financiada pelo Banco Mundial.
O sistema a ser utilizado será o TSD (Tratamento Superficial Duplo), que levam duas camadas de britas intercaladas com emulsão asfáltica com a sobreposição do acabamento em microrrevestimento asfáltico. Materiais apropriados para suportar a carga calculada para a rodovia.
A pavimentação do trecho é uma demanda antiga da população de Palmeirópolis e região que é uma grande produtora de látex no Tocantins. “Além do látex, essa região também é grande produtora de gado e a obra vai facilitar o escoamento dessa produção ”, explicou o presidente da Ageto, Virgílio Azevedo.
(Com informações da assessoria do Governo do Tocantins)
Comentários (0)