Pecuarista deve vacinar rebanho contra febre aftosa até dia 30 de novembro

Nesta etapa deverão ser vacinados todos os bovídeos da propriedade independente da idade.

Crédito: Victor Guimarães/Governo do Tocantins

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) segue com a campanha de vacinação contra a febre aftosa até o próximo dia 30. Nesta, que será a última etapa de vacinação contra a doença no Tocantins, deverão ser vacinados todos os bovídeos da propriedade, independente da idade. A expectativa é vacinar cerca de 10,5 milhões de cabeças.

 

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa, João Eduardo Pires, ressaltou que tão importante quanto vacinar o rebanho é fazer o ato da declaração em até 10 dias após a vacinação e atualizar os dados do rebanho junto à Adapec. “Vale ressaltar que o produtor que deixar de vacinar seu rebanho, pagará multa no valor de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada e a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) para movimentação dos animais está condicionada ao cumprimento destas exigências”, alertou João Eduardo.

 

“Esta será a última etapa de vacinação contra a febre aftosa no Tocantins, pois a partir de 2023, retiraremos a vacina, e vamos em busca do reconhecimento internacional de zona livre da aftosa sem vacinação, que, proporcionará a abertura de novos mercados para a carne tocantinense, porém, é fundamental que nesta etapa a gente consiga vacinar todo o rebanho tocantinense, e para alcançar este objetivo contamos com a colaboração dos nossos pecuaristas que já são conscientes da sua responsabilidade”, disse o presidente da Adapec, Paulo Lima.

Comentários (0)