Pedido de isenção da taxa do Enem 2025 pode ser feito até 25 de abril

Têm direito estudantes da rede pública, bolsistas integrais e inscritos no CadÚnico

Crédito: Daniel dos Santos/UFT

Estão abertas, a partir desta segunda-feira, 14, as solicitações de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O prazo vai até 25 de abril, conforme o Edital nº 18/2025 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O valor da taxa é de R$ 85 e o período regular de inscrições ainda será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

 

Têm direito à gratuidade os candidatos que se enquadrem em um dos seguintes perfis:

 

- Estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública em 2025;

- Quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada e possui renda per capita de até 1,5 salário mínimo;

- Pessoas em situação de vulnerabilidade social, registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

 

A solicitação deve ser feita pela Página do Participante, com login no sistema Gov.br. Quem não lembrar a senha pode recuperá-la pela própria plataforma. Candidatos que tiveram isenção no Enem 2024, mas não compareceram aos dois dias de prova, precisam justificar a ausência para solicitar nova isenção.

 

Cronograma

- Solicitação de isenção e justificativa de ausência: 14 a 25 de abril

- Resultado das solicitações: 12 de maio

- Período para recursos: 12 a 16 de maio

- Resultado dos recursos: 22 de maio

 

Enem e ingresso na UFT

Além de avaliar o desempenho escolar ao fim do ensino médio, o Enem é uma das principais formas de ingresso no ensino superior, utilizado por programas como o SiSU e o Prouni.

 

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), que implantou em 2025 o Exato — Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins — como novo vestibular, continuará utilizando as notas do Enem pelo SiSU. No segundo semestre de 2025, as vagas serão preenchidas exclusivamente via Exato. Já para o primeiro semestre de 2026, a seleção será dividida entre Enem/SiSU e Exato, ampliando as chances dos candidatos.

Comentários (0)