Período de aplicação das provas que avaliam a Educação Básica inicia nesta segunda

Desta vez, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) avaliará alunos matriculados no 2º do Ensino Fundamental

Crédito: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Começa nesta segunda-feira, 23, o período de realização de provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para os estudantes matriculados no 2º ano do ensino fundamental, como amostra, nas turmas dos 5º e 9º anos do ensino fundamental e nas turmas da 3ª série do ensino médio.

 

O Saeb é realizado a cada dois anos e representa umas das principais ferramentas de avaliação da rede pública de ensino do Brasil e para uma amostra de instituições de ensino da rede privada. A avaliação é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

Serão avaliados conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática para alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental. E serão aplicadas provas de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza para os estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental, por amostragem.

 

O Saeb é realizado desde 1990 e é uma avaliação que oferece subsídios para elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas públicas da educação brasileira, além de ser um indicador que aponta a qualidade da educação.

 

“Além da importância das provas do Saeb, o exame representa também uma oportunidade para refletir as práticas pedagógicas, identificar pontos fortes e áreas das aprendizagens que precisam ser melhoradas. O Saeb é uma ferramenta para aperfeiçoar nossa educação em todos os níveis. Com os resultados da proficiência, do fluxo escolar e dos questionários socioeconômicos é possível melhorar a compreensão das necessidades e dificuldades que enfrentamos, auxiliando na implementação de políticas e estratégias educacionais que nos levarão a um futuro promissor do processo ensino e aprendizagem”, explicou Anice de Souza Moura, coordenadora estadual do Saeb e diretora de Currículo e Avaliação da Aprendizagem da Secretaria de Estado da Educação.

 

As escolas têm a liberdade de escolher os dias e horários de aplicação das provas do Saeb, conforme os seus cronogramas de atividades de rotina. 

 

As provas são elaboradas conforme as matrizes curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Comentários (0)