Pescadores têm até dezembro de 2025 para regularizar licença profissional

Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura alerta sobre prazo final para revalidação do Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), sob pena de impedimento para exercer a atividade

Crédito: Thiago Tardivo/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea) alerta aos pescadores tocantinenses que o prazo para regularização da licença profissional segue até 31 de dezembro de 2025. A licença é obrigatória para aqueles que estão com a situação suspensa no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) e desejam continuar exercendo a atividade.

 

A medida está prevista na Portaria MPA n° 375/2024, do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), que estabelece os procedimentos para a revalidação do registro profissional. A portaria contém um passo a passo detalhado sobre como regularizar a licença, além da lista de documentos necessários.

 

Devem regularizar sua situação os pescadores que se enquadram nas seguintes condições:

- Aqueles com situação suspensa no Sistema do Registro Geral da Atividade Pesqueira (SISRGP).


- Pescadores que possuem situação suspensa no SISRGP, mas ativa no Sistema Pesq Brasil — RGP Pescador e Pescadora Profissional.

 

O que acontece se perder o prazo?


Caso a regularização não seja feita até 31 de dezembro de 2025, o pescador não poderá exercer a atividade até que a situação seja regularizada. Em todo o Brasil, aproximadamente 192 mil profissionais devem se regularizar até essa data. No Tocantins, são 866 pescadores em 58 municípios.

 

Consultar Situação


Para verificar sua situação e saber se precisa regularizar a licença, consulte as listas disponibilizadas pelo Ministério da Pesca e Aquicultura no site oficial, na aba "Pescador e Pescadora Profissional":

Lista A - Pescador(a) com situação suspensa no SISRGP

 

Lista B — Pescador(a) com situação suspensa no SISRGP e ativa no Sistema Pesq Brasil — RGP Pescador e Pescadora Profissional, disponibilizadas no sítio eletrônico Oficial do Ministério da Pesca e Aquicultura, na aba "Pescador e Pescadora Profissional".

 

Para mais informações, acesse o site do Ministério da Pesca e Aquicultura ou procure a Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura.

 

Comentários (0)