Pesquisa Ibope aponta que dos 26 governadores, Miranda figura em 3º entre piores

Saúde e segurança são os problemas mais frequentemente apontados pelos eleitores das capitais do país

Governador Marcelo Miranda
Descrição: Governador Marcelo Miranda Crédito: Foto: Divulgação

Dados de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (Ibope) divulgados nesta segunda-feira, 5, pelo blog de José Roberto de Toledo, do jornal Estadão, mostra a avaliação da população em relação aos governadores dos 26 Estados. Destes, nada menos do que 16 têm avaliação negativa nas principais cidades dos Estados que governam. Na média, os governadores têm 34% de ruim/péssimo, contra apenas 24% de ótimo/bom. O governador Marcelo Miranda, do Tocantins, figura em terceiro lugar entre os mais mal avaliados pela população de Palmas.

 

De acordo com o artigo do Estadão, a situação é oposta às eleições municipais de 2012, quando o saldo médio de popularidade dos governadores nas capitais era 20 pontos positivos. Em 2012, só seis governadores eram impopulares nas capitais, enquanto 18 tinham saldo positivo o bastante para subir em palanques, aparecer na propaganda eleitoral, fazer carreatas.

 

A pesquisa aponta que os governadores mais mal avaliados em suas capitais são: em primeiro lugar Suely Campos (PP - Roraima), com 62 pontos negativos em Boa Vista; em segundo Waldez Góes (PDT - Amapá), com 57 pontos negativos em Macapá; em terceiro lugar Marcelo Miranda (PMDB - Tocantins), com 46 pontos negativos em Palmas; José Ivo Sartori (PMDB - Rio Grande do Sul), com 43 pontos negativos em Porto Alegre; e Francisco Dornelles (PP - Rio de Janeiro), com 41 pontos negativos entre os cariocas.

 

Conforme o artigo, a perda de prestígio popular dos governadores pode estar relacionada às crises política e econômica. Saúde e segurança são os problemas mais frequentemente apontados pelos eleitores das capitais.

 

Confira tabela da pesquisa abaixo:

Comentários (0)