Pesquisadores da UFT detectam seis novas linhagens do Coronavírus no Tocantins

Os pesquisadores, em parceria com a UFNT e UnB, encontraram seis novas linhagens do Sars-Cov-2, duas delas relacionadas à variante P1, de Manaus

Seis novas linhagens do Sars-Cov-2, o Coronavírus, foram detectadas em pesquisa realizada pelo Laboratório de Bioinformática & Biotecnologia (Labinftec) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), com a colaboração da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e do Laboratório de Baculovírus da Universidade de Brasília (UnB).

As seis linhagens do Sars-Cov-2 incidem no Tocantins, conforme relatório divulgado pela UFT na última quarta-feira, 10. A pesquisa foi realizada com amostras coletadas em Araguaína, que buscavam rastrear variantes do Coronavírus detectadas em dezembro de 2020 no Rio de Janeiro após a detecção da variante originada em Manaus (AM). Dentre desses os seis genomas detectados pela UFT, dois são variantes da cepa P1, detectada no Amazonas, de maior transmissibilidade e letalidade observadas.

O relatório foi divulgado pela Rede Corona-Ômica.BR-MCTI, informando que as seis linhagens detectadas advêm de amostras coletadas em fevereiro de 2021, em projeto coordenado pelo professor José Carlos Ribeiro Júnior, da UFNT, denominado "Monitoramento do nível de infecção ativa por Covid-19 e fatores epidemiológicos associados nos três principais centros urbanos do estado do Tocantins".

Comentários (0)