Pessoas passam mal e são hospitalizadas após participarem de velório no interior

Nove pessoas ainda permanecem hospitalizadas após apresentarem febre alta, vômigo, canseira, tosse e dores abdominais. Sesãu suspeita de leptospirose

Três pacientes estão no HGPP
Descrição: Três pacientes estão no HGPP Crédito: Arquivo

Pelo menos 17 pessoas foram atendidas em hospitais de Centenário e Recursolândia com febre alta, dores abdominais, vômitos, tosse fraqueza e cansaço, depois de participarem de um velório na Fazenda São Félix, na zona rural, no dia 4 de maio. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) ainda não identificou as causas dos sintomas, mas suspeita-se que sejam provocados por leptospirose.

A Sesau distribuiu comunicado convocando as pessoas que tiverem os mesmos sintomas para que procurem imediatamente um  posto médico para receber atendimentos.

De acordo com a Sesau, dos 17 pacientes, oito receberam atendimento e foram liberados, sendo agora acompanhados pelas Unidades Básicas de Saúde. Outras nove pessoas estão internadas, sendo quatro no Hospital Regional de Pedro Afonso, dois no Hospital Regional de Guaraí e três no Hospital Geral de Palmas. Todos eles passaram por exames e estão recebendo atendimentos. Ainda não há confirmação das possíveis causa, mas a suspeita é de leptospirose.

A Sesau esclarece que os dois óbitos ocorridos na região no mesmo período também estão sendo investigados e, portanto, ainda não se pode afirmar que tenham relação com o possível surto.

A Secretaria da Saúde já investiga in loco quais as possíveis causas. Os exames dos pacientes foram enviados para laboratórios de referência fora do estado.

A Sesau está tomando todas as providências para esclarecer as causas e também para evitar que outras pessoas adoeçam.

 

Com informações da Ascom Sesau

Comentários (0)