Pessoas que tiveram contato com paciente infectada pelo coronavírus serão rastreadas

Durante coletiva de imprensa, o secretário estadual da Saúde, Edgar Tolini, informou que será realizado um histórico epidemiológico na paciente.

Secretário Tolini.
Descrição: Secretário Tolini. Crédito: Da Web

Durante uma coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira, 18, o secretário estadual da Saúde, Edgar Tolini, tirou as principais dúvidas sobre a situação do coronavírus no Tocantins, principalmente após a confirmação do primeiro caso no Estado, que foi anunciado na manhã desta quarta-feira, 18.

 

Inicialmente, Tollini explicou que a paciente diagnosticada com o Covid-19 é uma advogada de 42 anos, que esteve um evento em Fortaleza - CE e retornou a Palmas no dia 8 de março. “No dia 11, ela começou a sentir os primeiros sintomas moderados da doença. Agora está em casa, se resguardou, depois procurou um serviço privado para fazer o teste e recebeu o diagnóstico hoje pela manhã”, ressaltou.

 

Após confirmação, o secretário informou que os próximos passos adotados pelo governo e pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) serão com foco na história epidemológica da paciente. “Agora nós vamos rastrear a história epidemiológica. Onde ela esteve, com quem esteve, quais os lugares que ela passou durante esse período e seus contactantes”, disse o secretário.

 

Na oportunidade, Edgar Tolini pontou que todas as medidas no Estado serão tomadas conforme a determinação do Governo Federal. Ainda reforçou que as determinações já decretadas pelo Comitê de Crise estão sendo executadas. “O Tocantins tem adiantado e tem feito o serviço de forma coesa”, pontuou. 

 

O secretário ainda confirmou que os testes rápidos para diagnóstico do coronavírus já chegaram em Palmas e, por enquanto, receberam 96 kits, que serão utilizados nos casos necessários.  Também esclareceu que o recurso destinado ao Tocantins para combate ao Covid-19 já está na conta e que irão discutir  e ver a melhor forma de otimizar os custos.

 

“Todos os dias nós estamos divulgando boletins, a partir das 18h, somente após o Ministério da Saúde divulgar o dele. Eu primeiro ouço o Ministério para saber como está a situação nacional, para depois formatar e informar a situação que nós estamos passando”, finalizou.

 

Comentários (0)