PF investiga candidata por prática de crime eleitoral e ambiental em Araguaína

“Operação Voo da Madrugada” apura crime de boca de urna e derrame de santinhos por pessoas vinculadas a uma candidata a deputada federal.

Crédito: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (06), no Tocantins, a “Operação Voo da Madrugada” com o objetivo investigar crimes de boca de urna e poluição ambiental ocorridos no durante o pleito eleitoral de 2022.

 

A Polícia Federal cumpre 3 mandados de busca e apreensão em Araguaína, expedidos pela 1ª Zona Eleitoral do município.

 

No dia das eleições, foi apresentado pelo Ministério Público Eleitoral e Polícia Militar do Estado do Tocantins a notícia de que “santinhos” haviam sido lançados indevidamente nas principais vias públicas na cidade de Araguaína, causando verdadeira poluição ambiental, bem como propaganda eleitoral irregular.

 

No decorrer das investigações, com análise de sistemas de Circuito Fechado de Televisão (CFTV) e dispositivos de vigilância pela Polícia Federal, dentre outras diligências, foi possível identificar veículos vinculados a uma candidata a deputada federal realizando um derrame de “santinhos” nas principais vias públicas de Araguaína. Importante ressaltar que em pleitos de anos anteriores uma idosa chegou a falecer e outras se lesionaram em decorrência deste tipo de conduta.

 

O derrame de santinhos em via pública, durante as eleições, além de caracterizar o crime de boca de urna também pode se adequar ao tipo penal de poluição ambiental. 

 

Os investigados poderão responder pelos crimes de boca de urna, poluição ambiental e associação criminosa cujas penas somam até 8 anos de prisão. 

 

O nome da operação faz alusão a conduta popularmente conhecida por “voo da madrugada” que consiste em lançar “santinhos” no dia das eleições.   

Comentários (0)