Pioneiro do jornalismo tocantinense, Otávio Barros morre aos 80 anos em Palmas

Natural de Ouricuri (PE), Otávio Barros residia no Tocantins desde 1970 e foi autor do primeiro livro sobre a história do Estado

Crédito: Divulgação

O jornalista e escritor Otávio Barros morreu neste sábado, 12, em Palmas, aos 80 anos. Ele foi pioneiro do jornalismo tocantinense, fundador de jornais e autor de várias obras que contam a história do Tocantins e de seus fundadores.

 

Natural de Ouricuri (PE), Otávio Barros residia no Tocantins desde 1970, foi autor do primeiro livro sobre a história do Estado - Breve História do Tocantins (Edição Fieto/1997) - e também era membro da Academia Tocantinense de Letras.

 

Nota de Pesar - Governador do Estado Wanderlei Barbosa 

 

Com muito pesar, recebi neste sábado, 12, a notícia da morte do jornalista Otávio Barros.

 

Otávio Barros, além de um expoente pioneiro do jornalismo tocantinense, era também escritor e deixa como legado um trabalho sério e ético com o trato da notícia e da informação. Atuante até quando sua saúde permitiu, Otávio Barros tem o respeito e admiração dos veículos e profissionais da comunicação do Tocantins.

 

Neste momento de dor, rogo para que nosso eterno e bom Deus conceda o consolo aos familiares e amigos que, certamente, sentem a partida de Otávio Barros. A todos, os meus sinceros sentimentos.

 

Nota de Pesar - Secretaria de Estado da Comunicação

 

A Secretaria de Estado da Comunicação do Tocantins lamenta, com muito pesar, o falecimento aos 80 anos, de um dos mourões do jornalismo tocantinense, o jornalista Otávio Barros.

 

Jornalista e escritor premiado, Otávio Barros foi pioneiro do jornalismo tocantinense. Fundador de jornais e autor de várias obras que contam a história do Tocantins e de seus fundadores, Otávio Barros é exemplo para seus colegas jornalistas e deixa um legado ímpar de ética e compromisso com a correta informação, comunicação e com a literatura tocantinense.

 

Nos resta honrar a memória de Otávio Barros e pedir que o Espírito Santo de Deus console nossos corações, dos familiares e amigos neste momento de dor e despedida.

 

Nota de Pesar - Deputada federal Professora Dorinha 

 

Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento do jornalista Otávio Barros, aos 80 anos, baluarte do Jornalismo e do Tocantins, neste sábado, 12 de março. Ao Estado, o jornalista deixa um incrível legado marcado por várias obras, quando, inclusive, lançou várias delas no Salão do Livro. À família e amigos rogo a Deus que os console neste momento difícil. Que Deus dê a ele o descanso eterno. 

 

Nota de pesar – Deputada federal Dulce Miranda

 

Me junto às demais pessoas que lamentavelmente sentem-se tristes com a passagem do escritor e jornalista por excelência, o Dr. o Otávio Barros, como sempre o chamei, neste sábado, 12.  Tive a oportunidade de encontrá-lo por algumas vezes na condição de primeira-dama, ocasiões pelas quais conversamos muito sobre o Tocantins, e, em algumas delas aceitei ideias dele para a melhoria da qualidade de vida do nosso Estado, este seu grande amor e paixão.  

 

Homem extremamente culto, sempre quis mostrar ao Brasil, quiçá ao mundo, todas as belezas do  Tocantins principalmente de sua gente. 

 

Sempre tive e terei muito respeito pelo Dr. Otávio Barros, e, neste momento de partida para o outro Plano espiritual, rogo ao nosso Amado Pai celestial o acolhimento ao espírito dele, e que seus ensinamentos, conselhos e amor pelo Tocantins sejam seguidos por todas as gerações. 

 

Registro todo o meu respeito, admiração e carinho ao Dr. Otávio Barros, familiares e amigos. Que o seu legado seja realmente lembrado nas páginas da história deste Estado. Siga em paz. 

 

Minhas condolências.

 

Nota de Pesar - Secretário da Cultura e Turismo do Estado do Tocantins (Sectur) Hercy Filho

 

É com profunda tristeza que recebo a noticia do falecimento do jornalista e escritor Otávio Barros, neste sábado, 12, em Palmas.  

 

Otávio Barros será sempre lembrado como uma das principais referências sobre história e memória do nosso Tocantins, autor de diversas obras que contam a trajetória deste povo de luta do Norte. 

 

Atuou como jornalista em diversos veículos e também era membro da Academia Tocantinense de Letras (ATL-TO).

 

Meus sentimentos a sua família, em especial, aos quatro filhos que hoje, perderam um Pai. 

 

Que Deus conforte o coração de todos!

 

Nota de Pesar - Ronaldo Dimas 

 

Com muita tristeza, tomei conhecimento do falecimento do jornalista Otávio Barros, 81 anos, em Palmas. De história profissional rica, ele iniciou a carreira em Pernambuco, mas colaborou com jornais de vários estados do Brasil e participou, ativamente, da história de criação do nosso querido Tocantins desde que passou a morar na nossa Araguaína e depois na linda Capital.

Pessoa de bom trato, perspicaz, Otávio Barros tinha aquele que talvez seja o principal dom dos maiores jornalistas: saber contar boas histórias.

Otávio Barros escreveu dezenas de livros, a maioria deles contando a história do nosso lindo Estado. Conheci Otávio Barros há muito tempo e sempre tive o maior respeito por ele. A sua partida deixa um sentimento de tristeza em todos nós que amamos e convivemos com o bom jornalismo.

A todos os familiares e amigos, meus mais sinceros votos de força neste momento tão difícil.

 

Nota de Pesar - Deputado federal Célio Moura 

 

O deputado federal Célio Moura (PT-TO) manifesta profundo pesar pela morte do jornalista Otávio Barros, ocorrida neste sábado, 12, em Palmas.

 

Célio Moura destaca que Otávio Barros foi um dos pioneiros do jornalismo no Tocantins e também um dos que lutou pela criação do Estado do Tocantins. Otávio deixa grande contribuição para a imprensa e a história do Tocantins. Foi incansável no registro histórico e deixa um imenso legado.

 

Aos familiares e amigos de Otávio Barros o deputado Célio Moura deseja que Deus possa confortar seus corações neste momento de grande dor.

 

Nota de Pesar - Instituto Amigos do Palacinho 

 

O Instituto Amigos do Palacinho lamenta profundamente o falecimento do jornalista, historiador e escritor Otávio Barros, pioneiro no estado do Tocantins. 

 

Otávio participou das primeiras reuniões de idealização e consolidação dessa entidade de resgate da história e cultura, contribuindo grandemente com ideias, informações e planejamento.

 

Autor do primeiro livro que conta a história de criação do estado do Tocantins, o título Dicionário do Tocantins, Otávio Barros fundou, ainda em 1973, o jornal O Estado do Tocantins. Outras obras escritas por Otávio são Literatura do Tocantins e Cultura Popular do Tocantins.

 

Com os nossos corações em dor, rogamos a Deus conforto aos familiares e amigos de Otávio Barros.

 

Nota de Pesar - Ministério Público do Tocantins 

 

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) manifesta pesar pelo pelo falecimento do jornalista e escritor Otávio Barros, ocorrido neste sábado, 12, em decorrência de um quadro de pneumonia. Ele faleceu aos 80 anos de idade, tendo ajudado a deixar registrada a história do Tocantins, da imprensa tocantinense e também do MPTO, instituição a qual integrou enquanto servidor pioneiro, aprovado no primeiro concurso para o quadro auxiliar, realizado em 1991. Entre outras obras, Otávio Barros é autor de "História do Ministério Público do Tocantins”, de 2012, livro publicado pouco antes de sua aposentadoria.

 

Aos familiares e amigos de Otávio Barros, o Ministério Público expressa condolências por esta inestimável perda.

 

Nota de Pesar - Prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro 

 

Recebo com tristeza a notícia da morte do grande jornalista e escritor Otávio Barros. Um nordestino arretado que fez registros históricos do antigo Norte Goiano, o nosso querido Tocantins. Este ícone da imprensa tocantinense deixará saudades pela sua admirável  habilidade com as palavras.



Desejo que Deus conforte o coração dos familiares e amigos.

 

Nota de Pesar - Presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Antonio Andrade e família

 

Foi com grande tristeza que recebemos a informação sobre o falecimento do jornalista e escritor Otávio Barros, ocorrido neste sábado em Palmas.



Barros faleceu, aos 80 anos, em decorrência da falência múltipla dos órgãos.



Ele nos deixa, mas fica seu grande legado para o Jornalismo, a Política e História do Estado do Tocantins.



Neste momento de dor, os 24 deputados estaduais deixam seu pesar aos amigos e familiares e pedem a Deus que lhes conforte o coração.
 

Comentários (0)