Plano Nacional do Livro e Leitura reúne representantes da educação e cultura

O encontro da caravana do Plano Nacional do Livro e Leitura, em parceria com a Secult, reuniu nesta 3ª, em Palmas, representantes da educação e cultura do Tocantins.

Melck Aquino fala da importância leitura
Descrição: Melck Aquino fala da importância leitura Crédito: Manoel Júnior

O encontro realizado pela caravana do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), reuniu nesta terça-feira, 18, em Palmas, gestores da cultura e da educação de diversas regiões do Tocantins. Mais de 150 pessoas participaram da ação que tem o objetivo de fomentar políticas públicas de leitura e também incentivar a produção do Plano Estadual e de Planos Municipais de Livro e Leitura no Tocantins.

 

A deputada Federal, Professora Dorinha, que coordena a Região Norte da Frente Parlamentar do Livro e Leitura, prestigiou o evento, frisando a importância da realização do Salão do Livro para o incentivo da leitura no Tocantins.

 

“Quando idealizamos a realização da primeira edição do Salão do Livro, muitos nos questionaram se haveria público para um evento de dez dias voltado para a leitura, nós não só tivemos público para dez dias, mas para diversos anos. O que prova a importância do Salão do Livro no incentivo à leitura no Tocantins”, explicou Dorinha.

 

O secretário de Estado da Cultura, Melck Aquino esteve presente na abertura do evento e falou da importância do Tocantins estar recebendo a Caravana do PNLL. “Cultura e educação sempre andaram lado a lado, essa parceria fica mais forte quando falamos do livro e da leitura”.

 

Um dos facilitadores do encontro, o diretor do Instituto Nacional de Educação e Cultura (Ineduc), Ecktor Passini, afirmou que o Tocantins é o terceiro estado a receber a Caravana do PNLL, isso por ser visto nacionalmente com capacidade técnica e credibilidade. “A Caravana pretende percorrer pontos estratégicos do Brasil, o fato do Tocantins ser realizador do Salão do Livro é um dos pontos fortes que nos trouxe até aqui”, declarou o diretor.

 

Integraram ainda a programação do encontro do PNLL expositores do Tocantins, com a participação da escritora e contadora de histórias, Irma Galhardo, apresentando o projeto Caravana de Lendas do Tocantins, o presidente da Associação Amigos do Bem, Cícero Guimarães, com o projeto biblioteca cidadã e a promotora de Literatura do Sesc/TO, Geovana Lima, com o projeto mediadores de leitura.

 

Com informações Ascom Secult

Comentários (0)