PM Ambiental faz alerta sobre oscilação do nível do rio Tocantins em Lajeado

Conforme o alerta, com a mudança da operação, há um risco associado à elevação do nível do rio que pode ocorrer rapidamente e surpreender as pessoas que se instalam em suas margens

Alerta é sobre instabilidade no nível da água
Descrição: Alerta é sobre instabilidade no nível da água Crédito: Foto: Divulgação

A Polícia Militar Ambiental emitiu alerta à população informando que a partir deste sábado, 20, haverá uma instabilidade no nível da água na vazante da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães em Lajeado.

 

Segundo a PM, a operação obedece à resolução nº 376 da Agência Nacional da Águas que dispõe sobre as condições dos aproveitamentos hidrelétricos dos reservatórios de Serra da Mesa, Peixe-Angical e Lajeado, no rio Tocantins, durante as temporadas de praias que compreende aproximadamente de 10 de junho a 20 de agosto.

 

“É importante lembrar que a população busca cada vez mais as áreas do rio Tocantins em busca de lazer nas temporadas de praia que compreende o período citado. Por isso, a operação de aproveitamento hidrelétrico de Lajeado ocorre de forma a minimizar as flutuações provocadas por eventuais vazões incrementais”, informa a PM.

 

Ainda conforme o alerta, com a mudança da operação, há um risco associado à elevação do nível do rio que pode ocorrer rapidamente e surpreender as pessoas que se instalam em suas margens, em pontos de difícil acesso e consequentemente de difícil saída, uma vez que estão junto a barrancos íngremes.

 

“Dessa forma, aconselha à comunidade em geral a evitar acampamentos às margens ou nos bancos de areia no curso do Rio Tocantins, a fim de evitar comprometer a integridade dos bens e das pessoas instaladas”, diz a PM.

Comentários (0)