Vários municípios do Tocantins promorevam reuniões ao longo da semana, para traçar estratégias que possam intensificar a segurança no ambiente escolar. Em Palmas, dentre as ações que serão implementadas de forma emergencial pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), está a implementação de uma Rede de Segurança, com a criação de um grupo de trabalho que terá a participação dos órgãos de proteção à criança e ao adolescente, e das forças de segurança. Também estão previstas ações como intensificação das rondas policiais nas escolas, capacitação direcionada aos vigias e ampliação do monitoramento nas unidades.
Segundo a secretária da Educação de Palmas, professora Fátima Sena, a medida se mostrou ainda mais necessária após os ataques ocorridos em escolas nos últimos dias. “Estamos aqui para juntos definirmos um plano de atuação, ou seja, para sabermos como vamos agir para combater os possíveis casos envolvendo violência escolar nas unidades educacionais. Precisamos estar certos sobre o que a escola tem que fazer e como os órgãos de segurança podem nos auxiliar e pontuar quais as novas medidas que podemos adotar para ampliar a segurança da comunidade escolar. Precisamos dividir as responsabilidades para termos eficiência neste cuidado”, disse.
Na terça-feira, 11, a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) intensificou as rondas de segurança preventiva nas escolas da Capital. Na rede municipal de ensino, por exemplo, são 80 unidades que estão recebendo constantemente a presença ostensiva dos guardas municipais que atuam na Ronda Escolar.
Gurupi cria Comitê Gestor de Segurança Escolar
Em Gurupi, a prefeita Josi Nunes se reuniu nesta quarta-feira, 12, com representantes de diversas entidades para discutir e elaborar propostas para ampliar a segurança nas escolas. No encontro, foi criado o Comitê Gestor de Segurança Escolar que será integrado com representantes da secretaria municipal de Educação, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Câmara de Vereadores, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Tribunal de Justiça, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, UnirG, Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Diretoria Regional de Ensino, Escolas Particulares e Imprensa.
Foto: Lino Vargas
O diretor executivo da secretaria municipal da Educação, Jonatas Barreto, afirmou que a rede municipal de ensino já tem um protocolo de segurança que estabelece medidas desde a entrada do aluno no transporte escolar, como as crianças devem adentrar às escolas, orientações sobre visitas dos pais e familiares nas escolas, confirmações de segurança, videomonitoramento, botão do pânico. “Temos toda uma estrutura de segurança e estamos trabalhando para melhorar ainda mais. Todas as nossas 26 unidades escolares têm de 16 a 32 câmeras e vamos investir mais ainda nesse sistema de segurança”, explicou.
A Promotora da Infância e Juventude, Ana Lúcia Bernardes, afirmou que o Ministério Público sugeriu a criação de um protocolo que não seja apenas para o momento atual, mas algo a ser trabalhado a longo prazo.
O Comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Wesley Costa, reforçou que a Polícia Militar está trabalhando diuturnamente para transmitir segurança à comunidade, que está visitando todas as escolas, que colocou mais viaturas nas ruas para realizar o patrulhamento nas proximidades das escolas.
Com a criação do Comitê, ficou definida uma reunião para a próxima semana para que cada entidade apresente sugestões.
Porto Nacional cria Patrulha Escolar
A prefeitura de Porto Nacional, em ação preventiva, realizou uma reunião extraordinária nesta quarta-feira, 12, com todas as forças de segurança do município. De imediato, o prefeito Ronivon Maciel anunciou a criação da patrulha escolar, contratação de vigias diurnos, os quais deverão ser preparados, bem como promover orientações e palestras para profissionais e alunos de todas as unidades escolares municipais, estaduais e particulares.
Foto: Kauan Mad
Dentre as medidas adotadas, também está a criação de um Comitê de Trabalho e a disponibilização de recursos municipais para investimentos na segurança de todas as escolas municipais, além do monitoramento por câmeras de segurança, 24 horas, em todas as 30 escolas do município.
Ronivon Maciel tranquilizou a população e afirmou que o município tomará todas as medidas necessárias e imediatas para garantir a segurança nas unidades escolares e que reuniões periódicas serão realizadas, com o foco na criação de diversas medidas de segurança.
De acordo com o subcomandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, Major Emerson Rodrigues Moura, a polícia militar já está monitorando todos os locais e o efetivo em alerta.
Paraíso do Tocantins
Em nota à comunidade, divulgada nesta quinta-feira, 13, a prefeitura de Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Juventude, ressaltou que vem dialogando com as instituições de segurança pública, no sentido de fortalecer o patrulhamento nas áreas escolares da cidade. Também está estudando a implementação de protocolos e medidas de proteção para prevenir ocorrência de incidentes envolvendo agentes internos e externos em escolas e creches.
'Lembramos que há um clima tranquilo em nossos ambientes escolares, porém, isso não nos deixa acomodados. Por isso, já acionamos a Segurança Pública Estadual e conjuntamente estamos planejando ações a médio e longo prazo, para nos proporcionar, ainda mais tranquilidade em nossos ambientes escolares", destaca a prefeitura.
Entre as medidas planejadas e adotadas, a prefeitura destaca: reorganização dos protocolos de acolhimento (chegada) e entrega (saída) dos alunos, atender com mais cuidado o acesso de pessoas às escolas, olhar atento nas câmeras de segurança, partilhar as cartilha de direcionamento aos pais/responsáveis, com itens importantes, tais como vistoria diária nos materiais dos filhos, dentre outras ações em estudos, que serão implementadas.
Comentários (0)