PMTO lança informativo sobre ações desenvolvidas pela Diretoria de Programas Sociais

Informativo visa promover transparência e demonstrar o compromisso da Polícia Militar com a segurança pública e ordem pública na prestação de serviços com a comunidade

Crédito: Divulgação

A Polícia Militar do Tocantins lançou nesta terça-feira, 04, o informativo das principais ações desenvolvidas e resultados alcançados pela Diretoria de Programas Sociais (DPS) no ano de 2024. Esse informativo visa promover transparência e demonstrar o compromisso da Polícia Militar com a segurança pública e ordem pública na prestação de serviços com a comunidade.

 

Com objetivo de desenvolver ações voltadas a aproximação à comunidade, um dos eixos da gestão do Alto Comando,no ano de 2024, a DPS alcançou um público estimado em 186.974 pessoas, através de palestras, cursos, apresentações e ações sociais, desenvolvidas pelas várias coordenações que compõem a Diretoria.

 

A Diretoria de Programas Sociais (DPS) foi criada em 2023, pela Lei Complementar de número 149. A partir da sua criação, a DPS passou a ser responsável por ações e programas com caráter preventivo, desenvolvidos pela Polícia Militar nas suas diversas unidades de policiamento de área.

 

Na Polícia Militar, a DPS possui seis coordenações: Colégios Militares, o Corpo Musical, o Coral Infantojuvenil PMTO, a Patrulha Maria da Penha (PMP), o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), e o Polícia Comunitária e Direitos Humanos (CPCDH) e a  Policiamento escolar. 

 

Os resultados apresentados reforçam a presença da corporação na comunidade, com ampliação do alcance nas ações preventivas de prevenção criminal.

 

No Colégio Militar, em 2024, a PMTO celebrou 15 anos de implementação desta estratégia de prevenção criminal e educacional. Atualmente, o Tocantins conta com 27 colégios militares, que estão presentes em 24 municípios.

 

A Patrulha Maria da Penha (PMP) é um trabalho realizado por meio do patrulhamento e visitas preventivas às atendidas e ao agressor, se necessário. São também realizadas ações de prevenção com a comunidade, como palestras, blitz educativas e diversas outras campanhas de conscientização.

 

O Coral Infantojuvenil PMTO auxilia na prevenção criminal e é vinculado à DPS e ao Corpo Musical. O coral promoveu a aula inaugural em 21 de março de 2024 e no primeiro ano iniciou com 40 crianças e adolescentes, entre 10 e 17 anos, provenientes de escolas da rede regular de ensino na capital.

 

O Proerd, em 2024, realizou o atendimento a 15.557 crianças e adolescentes e 98 pais, por meio das 118 palestras, nos mais variados temas voltados para a prevenção ao uso de drogas e à violência, com um total de público atendido de 17.216 pessoas contempladas na capital e interior do Estado do Tocantins. Já a Polícia Comunitária e Direitos Humanos, no ano de 2024 ofertou 986 palestras em todo o estado, as quais trataram de temas como segurança escolar. Foram realizadas 3727 visitas cidadãs em escolas públicas do Tocantins.

 

Para o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, "os resultados dos programas desenvolvidos pela DPS demonstram o fortalecimento dos laços entre a Polícia Militar e a população, o que colabora positivamente para a segurança de todos os tocantinenses", ressalta o Comandante-Geral.

Comentários (0)