Polícia Ambiental dá dicas de segurança para quem vai acampar nas praias do TO

Para que todos se divirtam sem ter problemas nesta temporada de praias, a Polícia Militar Ambiental orienta para os cuidados necessários tanto com a segurança quanto com a preservação do meio ambiente

Polícia orienta para cuidados em acampamentos
Descrição: Polícia orienta para cuidados em acampamentos Crédito: Foto: Ascom/PM

Neste mês de julho e em agosto o Tocantins está na temporada de praias, onde milhares de famílias trocam o calor da cidade pelas beiras dos rios, em vários municípios do Estado. Muitas pessoas escolhem montar acampamentos nas praias e passar até um mês inteiro de férias aproveitando o sol e a paisagem.

 

E para que todos se divirtam sem ter problemas, a Polícia Militar Ambiental orienta para os cuidados necessários tanto com a segurança quanto com a preservação do meio ambiente.

 

Entre as principais dicas está a escolha, com cuidado, do local onde a família irá acampar. A polícia orienta que as pessoas devem buscar informações sobre a área e sempre avisar a algum conhecido ou familiar que ficou na cidade onde elas estarão.

 

Outra dica é evite danos ambientais ao local, especialmente se for uma Área de Preservação Permanente (APP). Ações nocivas como corte ou derrubada de árvores e as diversas formas de prejuízos à fauna e flora são crimes ambientais previstos nas Leis 9.605/98 e 12.651/2012. Ainda nessa temática, evitar expor ou jogar restos de alimentos, pois pode atrair animais silvestres, insetos e outros bichos indesejados. Não poluir e não jogar lixo em matas e rios.  

 

Quem for pescar deve se atentar para as leis ambientais vigentes. Observar os apetrechos permitidos, locais autorizados, limites de tamanho e peso do pescado, bem como a carteira de pesca amadora, que pode ser retirada através deste link.

 

A Polícia Militar Ambiental orienta ainda que quem for acampar deve tomar muito cuidado ao acender fogareiros e fogueiras. Além de acidentes, isso pode causar incêndios florestais. O mesmo alerta vai para os fumantes, que não devem jogar bitucas de cigarro na natureza.  

 

Outra orientação importante é levar um kit de primeiros socorros, pois a família pode estar longe de locais com atendimento médico emergencial. Além disso, a polícia lembra que para pilotar uma embarcação é necessário ter habilitação e a documentação deve estar em dia. E nunca esquecer do colete salva-vidas.  

Comentários (0)