A Polícia Federal desarticulou, nesta sexta-feira, 27, uma atividade de garimpo ilegal no município de Monte do Carmo. A ação foi realizada por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (DMA), em operação conjunta com a Agência Nacional de Mineração (ANM).
Segundo a PF, a operação foi desencadeada após indícios de exploração minerária clandestina na região. No local, as equipes confirmaram a atividade ilícita e encontraram maquinários em plena operação, além de indivíduos realizando a extração de minério sem as devidas autorizações legais.
Os policiais federais efetuaram a prisão do homem apontado como responsável pela condução e exploração da área. De acordo com a corporação, ele permitia e gerenciava a atividade em seu próprio imóvel rural, auferindo lucros ilícitos da usurpação de bens da União e da prática de crimes ambientais.
O suspeito foi encaminhado à Superintendência Regional da Polícia Federal no Tocantins para os procedimentos cabíveis e poderá responder, na medida de sua responsabilidade, pelos crimes de usurpação de bens da união e extração ilegal de recursos naturais, que podem somar até seis anos de reclusão e multa.
A Polícia Federal destacou que a atuação conjunta é fundamental na repressão à mineração ilegal, prática que causa danos ao ecossistema, impacta a economia local e atinge o patrimônio público. A instituição também ressaltou que a coordenação entre órgãos de fiscalização e repressão é essencial para assegurar a proteção ambiental e a aplicação da legislação.
Comentários (0)