A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 30, a “Operação Laranjada Suíça”, no município de Vitória da Conquista/BA, dando início à etapa ostensiva de investigação criminal que apura a prática de fraudes bancárias eletrônicas em prejuízo de diversas instituições financeiras, com destaque para a Caixa Econômica Federal.
Foram cumpridos 10 (dez) mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal do Estado do Tocantins. Durante as diligências, foram apreendidos documentos, equipamentos de informática e aparelhos celulares, os quais serão submetidos a perícia e análise.
A investigação visa a esclarecer a possível ocorrência de transações fraudulentas que somam, até o momento, mais de R$ 318.000,00. O principal suspeito identificado é um homem que residia em Palmas/TO, cujos dispositivos eletrônicos foram vinculados a diversas contas bancárias de vítimas.
Os elementos probatórios e indiciários obtidos indicam que as fraudes teriam sido praticadas por meio de técnicas de engenharia social e phishing, com o objetivo de obter dados sensíveis de clientes bancários, especialmente idosos, e realizar transferências indevidas. A análise técnica revelou a utilização de dispositivos móveis, além da movimentação de valores para contas de terceiros (“laranjas”) residentes na cidade de Vitória da Conquista/BA.
O Inquérito Policial, sob segredo de justiça, prosseguirá com a adoção de diligências complementares para o completo esclarecimento dos fatos, além da identificação e
responsabilização de outros possíveis envolvidos.
O nome da operação faz alusão à cidade de Vitória da Conquista, conhecida como “Suíça Baiana” pelas suas baixas temperaturas, local onde residem os receptadores (“laranjas”) do dinheiro subtraído das contas das vítimas.
A Polícia Federal reafirma seu compromisso com a repressão à criminalidade cibernética, a preservação de direitos fundamentais e a proteção do sistema financeiro nacional.
Comentários (0)