A Polícia Militar tem realizado monitoramento e avaliação das ações realizadas durante o feriado de carnaval. Até esta segunda-feira, 12, não foram detectadas ações, comportamentos ou intercorrências que viessem a comprometer o bom andamento das ações realizadas em todas as 90 cidades acompanhadas. A instituição levou em consideração ocorrências de homicídio nos circuitos da folia, lesões corporais, brigas generalizadas ou ações que envolvessem grupos criminosos, bem como apreensões de armas de fogo ou brancas acima das médias detectadas em anos anteriores.
Os números serão apresentados após o período de carnaval, mas é possível perceber que a população tem optado por festividades cuja participação das instituições de segurança pública tenham a presença garantida. Para os foliões, a presença e ostensividade nos locais de grande aglomeração de pessoas não somente favorece a redução criminal, como gera mais sensação de segurança aos foliões, comércio e comunidade.
Para a Polícia Militar, o planejamento do policiamento envolve ações como blitz nas entradas e saídas dos circuitos, abordagens a cidadãos em atitude suspeita, utilização de drones com câmeras termais, ostensividade dentro dos blocos e dicas de segurança antes, durante e depois dos eventos. Segundo o comandante-geral da PM, Coronel Márcio Barbosa, “o investimento feito pelo governo do estado com Ajuda de Custo Operacional, aliados ao planejamento prévio da instituição, por meio das reuniões com os comandos das unidades em todo o estado, proporcionou a presença organizada, ostensividade e, sobretudo, resultados satisfatórios até o momento, em todo o estado”, finalizou.
Comentários (0)