Com maior fluxo de romeiros, especialmente, nesta sexta-feira, 15, data transformada em feriado estadual devido a importância histórica, cultural e religiosa do Senhor do Bonfim, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), estima que mais de duas mil pessoas, a exemplo do ano passado, passem e sejam atendidas na estrutura de apoio montada no trajeto da romaria entre a zona urbana de Natividade e o povoado do Bonfim.
Peregrinos tocantinenses e visitantes que percorrem os 23 km, entre os dois locais onde ocorrem as festividades, contam desde o dia 6 de agosto com um espaço que oferece cuidados de saúde, água e alimentação. O ponto de apoio, instalado no km 12 entre o município e o povoado, dispõe de área para descanso e atendimento básico de saúde, como aferição de pressão arterial e pequenos curativos, além de distribuir água e refeições. Diariamente, das 6 às 16 horas, a Setas serve lanches aos peregrinos; e a partir das 17 horas, caldos são distribuídos para auxiliar na recuperação após a caminhada.
A iniciativa, realizada anualmente, integra as ações do Governo do Tocantins com o intuito de valorizar as tradições e fomentar o turismo religioso. O espaço montado busca garantir mais conforto e segurança aos devotos que participam da romaria, evento que compõe o calendário cultural do estado. Além disso, a segurança foi reforçada para acolher os milhares de fiéis participantes da peregrinação, além de oferecer suporte e infraestrutura por meio das secretarias de Estado do Turismo (Setur) e da Cultura (Secult).
Presente desde 2002 no Festejo do Senhor do Bonfim, a Setas atende, em média, 2 mil pessoas por dia. Ao longo dos anos, a ação se consolidou como um gesto de acolhimento e cuidado, fortalecendo o vínculo entre o poder público e a comunidade de fiéis que mantêm viva a devoção ao Nosso Senhor do Bonfim.
Neste ano, a romaria iniciou no dia 6 de agosto com novenas, procissões, caminhadas, recitação do terço e outras atividades de fé e devoção. Entre os destaques da programação está o show do Padre Fábio de Melo, que ocorre nesta quarta-feira, 13. O ritual religioso se estende até 15 de agosto, quando a tradicional missa campal no povoado Senhor do Bonfim encerra a romaria.
Tradição do Senhor do Bonfim
A tradição cultural da Romaria do Senhor do Bonfim surgiu em 1750, quando um vaqueiro encontrou uma imagem de Cristo crucificado em um tronco na região do povoado Bonfim. Segundo a história local, ele levou a imagem para casa, mas ela desapareceu misteriosamente e reapareceu no mesmo lugar onde foi encontrada inicialmente. Esse episódio marcou o início da devoção que, ao longo dos anos, se expandiu pelos municípios de Natividade, Tabocão e Araguacema, e se consolidou como a maior festa religiosa do Tocantins.
A partir de então, a celebração reúne fiéis, peregrinos e turistas durante dias de intensa programação. Uma das tradições mais marcantes é a romaria a pé, em que os devotos percorrem cerca de 23 km da cidade de Natividade até o povoado do Bonfim, expressando sua fé e gratidão pelas graças alcançadas. O local conta, ainda, com um santuário erguido em homenagem à imagem sagrada, que atrai visitantes de diversas regiões para a festividade religiosa.
Comentários (0)