Potencial energético solar do Tocantins é apresentado em evento internacional

Secretário Leonardo Cintra destacou o Atlas Solarimétrico, que mapeou as áreas com maior irradiação solar no Estado

Cintra durante apresentação no Solar Future.Today sobre avanços e investimentos
Descrição: Cintra durante apresentação no Solar Future.Today sobre avanços e investimentos Crédito: Divulgação

Acontece em São Paulo, entre os dias 27 e 30 de agosto, o Solar Furure.Today, e o secretário de Meio Ambiente do Estado, Leonardo Cintra, esteve representando o Tocantins, oportunidade em que falou do grande potencial solar energético que o Estado possui.

 

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) afirma que Tocantins integra “um grande cinturão solar no Brasil” e se sobressai entre “os estados com maior irradiação do sol”, e completa: “Tocantins tem um alto potencial de geração de energia fotovoltaica com irradiação três vezes mais elevada que na Alemanha ou com a mesma capacidade de regiões de deserto, como na Arábia Saudita ou Dubai”.

 

No evento, Cintra pontuou que o Tocantins já pode mostrar para o mundo quais os incentivos estaduais e sua capacidade na área de energia solar. “Recentemente lançamos o Atlas Solarimétrico que realizou um mapeamento preciso de todo o território estadual para identificar as áreas com maior irradiação solar”, destacou.

 

Negócios

 

Nas rodadas de conversa com investidores e formação de parcerias, o secretário adianta que o Atlas Solarimétrico terá a sua estreia em um momento que o mundo busca soluções sustentáveis na geração de energias limpas. “Temos potencial, temos políticas públicas, sabemos quais são as áreas que podem ser exploradas com maior eficiência e estamos diante de um cenário promissor para atrair investimentos”, ressaltou.

 

O Estado, reforça Cintra, já possui  a Política Estadual de Incentivo à Geração e ao Uso da Energia Solar (Pró-Solar), ou seja, o  pacote de impulsos desenvolvidos exclusivamente para quem deseja investir em solo tocantinense. “A nossa lei prevê desde o incentivo fiscal e tributário às empresas que fabricam equipamentos de energia alternativa, em especial a solar, até o estabelecimento de  convênios e parcerias com instituições para o desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas”, finalizou.

 

Usina Solar

 

O cenário estadual positivo começa a atrair empresas interessadas em aproveitar o know-how tocantinense. A instalação da primeira Usina Solar no Estado, no município de Miracema, a Sol Maior,  é o exemplo que o Pró-Solar foi desenvolvido para garantir que o Tocantins desponte no Brasil.

 

“O Pró-Solar e os incentivos do Pró-Indústria foram  fundamentais para a nossa gestão estratégica e a instalação da Usina no estado”, disse o diretor de infraestrutura da Usina Sol Maior, Rubens Cardoso da Silva. Apesar de iniciar a construção antes do lançamento do Atlas Solarimétrico, Rubens Cardoso, garante que todo o território estadual é privilegiado pelo sol.

 

“O Tocantins está em lugar estratégico geograficamente e com as políticas estaduais o setor público sente segurança em investir. Além de invertimos em energia sustentável a usina vai gerar cerca de 100 empregos diretos e indiretos”, explicou.

 

Solar Future.Today

 

O evento já passou por países como Dubai, Amsterdam, Munique, Shanghai, Nova Deli e Melbourne , que constantemente realizam debates e investimentos voltados para o uso de energia limpa. O Solar Future.Today ficou conhecimento mundialmente por reunir os principais profissionais do setor de energia, além de agrupar simultaneamente palestras, debates, apresentação de modelos de negócios, estudiosos, investidores e formação de parcerias.

Comentários (0)