A Praia da Gaivota, em Araguacema, foi oficialmente certificada como Selo Praia Responsável 2025 por adotar práticas adequadas de sustentabilidade, segurança e infraestrutura durante a temporada de praia. A entrega ocorreu nesta terça-feira, 25, no prédio da Secretaria do Turismo, durante a 92ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Turismo do Tocantins (Foestur).
Com a certificação, o município receberá em 2026 um incentivo financeiro de R$ 150 mil, destinado a investimentos nas políticas públicas da próxima temporada, incluindo ações de preservação ambiental, acessibilidade, ordenamento, segurança e demais melhorias estruturais.
O selo foi entregue pelo titular da Setur, Romildo Santos, ao prefeito Marcus Vinicius Moraes Martins (Marquinho), que estava acompanhado da secretária de Turismo de Araguacema, Leonette Cruz Mesquita e outros gestores municipais. A secretária-executiva Raiza Guimarães também participou da celebração.
Romildo Santos parabenizou o prefeito Marquinho pelo trabalho desenvolvido no município, não apenas na temporada, mas principalmente pelo trabalho social desenvolvido com as associações. “É um modelo de gestão a ser seguido”, elogiou.
O prefeito agradeceu a parceria do Governo do Estado na realização da temporada de praia. “Esse prêmio reforça o comprometimento de toda a equipe da prefeitura, dos empresários e da comunidade local em realizar um bom trabalho”, disse Marquinho.
Agenda do Foestur
A homenagem a Araguacema abriu a agenda da 92ª Reunião Ordinária do Foestur, que reuniu membros do poder público, entidades do trade e representantes de fóruns regionais para discutir estratégias e oportunidades para o fortalecimento do setor no Estado.
A pauta incluiu aprovação da ata do encontro anterior; apresentação de resultados da Temporada de Praia 2025; balanço e perspectivas do programa Tocantins Recebe Bem e da participação do Estado em importantes eventos de difusão turística nacional e internacional. Neste segundo semestre, os atrativos naturais e culturais tocantinenses foram levados ao 9º Salão Nacional do Turismo e 2º Feirão do Turismo (São Paulo), à 52ª ABAV Expo Internacional de Turismo (Rio de Janeiro), à 29ª Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT Buenos Aires), além de um circuito por cinco países, por meio do Meeting Latino-Americano.
Em sua primeira agenda como presidente do Foestur, o secretário Romildo Santos pontuou que, apesar do pouco tempo à frente da Pasta do turismo, suas principais ações têm sido voltadas para o conhecimento dos projetos em andamento e dos atores envolvidos, entre técnicos da Setur, gestores municipais e representantes das diversas instituições ligadas ao trade turístico. “Estamos iniciando essa caminhada juntos, mas vamos desenvolver muitas positivas aprovadas pelo governador Laurez Moreira”, afirmou.
O Fórum Estadual de Turismo é um órgão consultivo que contribui para o planejamento e acompanhamento das políticas públicas de turismo no Tocantins.
Integram o colegiado representantes de instituições como Setur, Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Agência de Turismo de Palmas (Agtur), Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Tocantins), Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Serviço Social do Comércio (Sesc), Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade (ABCMI), Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Abrajet), Convention & Visitors Bureau Palmas, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além de representantes dos Fóruns Regionais de Turismo, Serras e Lago, Serras Gerais e Ilha do Bananal, Associação Tocantinense de Turismo Receptivo (ATTR) e Conselho Empresarial de Turismo/Fecomércio.
Comentários (0)