Praias do Tocantins recebem ações do Projeto Rondon Tur Ambiental

Iniciativa vai levar atividades de educação ambiental para dez praias do Estado. Cerca de 300 agentes foram capacitados para desenvolver as ações durante a temporada de verão deste ano

Capacitação de agentes para as ações nas Praias
Descrição: Capacitação de agentes para as ações nas Praias Crédito: Fernando Alves

Foi assinado nessa quinta-feira, 03, o termo de parceira do projeto Rondon Tur Ambiental. A ação visa promover atividades de educação ambiental nas praias tocantinenses durante o período de férias. A iniciativa é da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).  

Essa é a segunda edição do projeto que esse ano contempla 10 municípios: Araguacema, Caseara, Pedro Afonso, Tocantinópolis, Peixe, Formoso do Araguaia, Araguanã, Babaçulândia, Porto Nacional e Araguatins. “Como o saldo do ano passado foi bastante positivo, esse ano o projeto ganha mais força e nós queremos que ele se perpetue ao longo do tempo”, comentou o secretário da Semades, Alexandre Tadeu.

O Rondon Tur Ambiental acontece nos fins de semana do período de 18 de julho a 03 de agosto. Cerca de 300 agentes ambientais, entre acadêmicos, professores e servidores públicos, formam as equipes capacitadas para monitoramento ambiental nas praias, com foco na limpeza e proteção das águas.

Dentre as atividades previstas estão diálogo com a comunidade, entrega de material educativo, gincana ambiental com as crianças, plantio de árvores, coleta de material reciclável, teatro ambiental, e outras.

 

Acadêmicos

Segundo a vice-reitora da UFT, Isabel Cristina Auler, o projeto é uma oportunidade de trabalhar outros aspectos da formação universitária dos alunos. “Essa parceria com a Semades é muito benéfica para os estudantes porque possibilita uma formação complementar à acadêmica. Com a participação de alunos de vários cursos, é possível trabalhar diversas abordagens sobre a preservação ambiental e cidadania”, explicou.

O aluno de engenharia civil da UFT, Ygor Freitas, esteve no Rondon Tur de 2013 e para ele foi um grande aprendizado. “Eu percebi que, ao termos a responsabilidade de conscientizar as pessoas sobre a conservação do meio ambiente, nós também aprendemos. Depois de ter participado do projeto, eu consegui mudar as minhas práticas ambientais diárias”, ressaltou. 

Comentários (0)