Prazo da Avaliação de Desempenho dos servidores estaduais é prorrogado até 9 de março

Processo é requisito para progressão funcional e integra a política de gestão de pessoas do Governo do Tocantins

Crédito: Loise Maria/Governo do Tocantins

Foi prorrogado até 9 de março o prazo para a Avaliação Periódica de Desempenho (Aped) referente ao ano-base 2025 dos servidores efetivos do Poder Executivo Estadual. A medida foi adotada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Secad).

 

A prorrogação contempla o Quadro Geral, profissionais de Defesa Agropecuária, profissionais de Extensão Rural, profissionais de Análise, Inspeção e Fiscalização Ambiental e Auditores Fiscais da Receita Estadual. Todas as etapas devem ser concluídas no Sistema de Avaliação Periódica de Desempenho (Saped), tanto pelo servidor avaliado quanto pelos servidores indicados e pela chefia imediata.

 

O secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, destacou que o processo é requisito legal para a progressão funcional e instrumento estratégico da política de gestão de pessoas. Segundo ele, a Avaliação Periódica de Desempenho (Aped) integra ações voltadas à valorização do servidor e ao fortalecimento institucional. “A Aped contribui diretamente para a melhoria do serviço público, pois permite acompanhar o desempenho, identificar pontos de aprimoramento e alinhar as práticas profissionais às diretrizes da administração estadual”, afirmou.

 

A diretora de Gestão Funcional da Secad, Sara Gouvêa, ressaltou o caráter participativo do processo. “A avaliação é uma oportunidade de diálogo entre servidores e chefia. Quando conduzida com responsabilidade e transparência, ela fortalece vínculos, reconhece esforços e orienta o desenvolvimento profissional de cada servidor”, destacou.

 

A Avaliação Periódica tem sua transparência, padronização e agilidade asseguradas pelo Saped, que permite o acompanhamento on-line de todas as etapas por servidores e gestores.

 

A comissão de avaliação é formada pela chefia imediata, pelo servidor avaliado, por um membro indicado pela chefia e por um membro indicado pelo próprio servidor. Os integrantes devem atuar com responsabilidade, imparcialidade e objetividade, garantindo um processo justo e eficiente.

 

Em caso de dúvidas, os servidores devem procurar os setores de Recursos Humanos de suas respectivas pastas para orientações e suporte durante o processo.

 

Etapas para avaliação

Para efetuar o processo, primeiro o servidor avaliado deve clicar no ícone do Saped, que está no Portal do Servidor (https://sistemas.ati.to.gov.br/portal/saped/), indicar um servidor para avaliá-lo e realizar a sua autoavaliação. Após, o chefe imediato deve acessar o Portal de Sistemas da Secad e clicar no ícone do Saped (https://sistemas.secad.to.gov.br/saped/login/index.xhtml), indicar um servidor para avaliar e, em seguida, avaliar o desempenho do servidor da sua equipe. Na última etapa, o servidor indicado pelo chefe imediato e o indicado pelo próprio avaliado devem acessar o Portal de Sistemas da Secad e clicar no ícone do Saped (https://sistemas.secad.to.gov.br/saped/login/index.xhtml) para realizarem as avaliações.

 

Novo cronograma Aped 2025

A realização da avaliação e plano de aperfeiçoamento, que encerraria nesta sexta-feira, 20, ocorre de 21 de fevereiro a 9 de março; notificação do resultado preliminar (por e-mail) no período de 10 a 12 de março; a ciência do servidor e interposição de recurso (Portal do Servidor), 12 a 16 de março; análise de recurso, de 12 a 23 de março; homologação do resultado, de 24 a 31 de março. 

Comentários (0)