Prazo para entregar declaração do Imposto de Renda termina nesta sexta, 31, às 23h59

Quem perder o prazo fica sujeito ao pagamento de multa para regularizar a situação.

Crédito: Juca Varella/Agência Brasil

O prazo para declarar o Imposto de Renda 2024 termina às 23h59 desta sexta-feira, 31 de maio. No país, do total de 43 milhões de declarações esperadas, mais de 3 milhões ainda foram encaminhadas à Receita Federal. No Tocantins, a Receita Federal informa que 228 mil das 240 mil declarações esperadas para este ano já foram entregues, ou seja, pouco mais de 12 mil contribuintes ainda não enviaram o documento e estarão sujeitos à cobrança de multa caso a entrega seja feita fora do prazo estabelecido.

 

Quem perder o prazo fica sujeito ao pagamento de multa para regularizar a situação. O valor da multa cobrada é de 1% ao mês sobre o valor do Imposto de Renda devido limitado a 20% do valor do Imposto de Renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74. Os contribuintes que não conseguirem entregar a declaração na data correta terão que aguardar até a reabertura do sistema da Receita, às 8 horas do dia 3 de junho.

 

A Receita Federal informa que uma dica para reduzir o risco de erros é utilizar a declaração pré-preenchida, mas que ainda assim é necessário checar e validar todas as informações antes do envio do documento. A declaração pré-preenchida está disponível em todas as plataformas (online, programa e app para celulares e tablets). Para iniciar a declaração, é preciso ter uma conta gov.br com nível prata ou ouro de segurança. Basta fazer o acesso à sua conta e clicar em "Iniciar declaração pré-preenchida".

Comentários (0)