Prazo para inscrição dos Pontos de Cultura encerra neste domingo, 26, no Tocantins

Credenciamento garante participação no Fórum Estadual da Cultura Viva, etapa preparatória para a Teia Nacional de 2026

Crédito: Divulgação/Governo do Tocantins

Encerra neste domingo, 26, o prazo para inscrição dos Pontos de Cultura. O credenciamento deve ser feito por meio de formulário eletrônico disponível neste link. Podem participar todos os pontos reconhecidos nas esferas municipal, estadual ou nacional, sendo permitido o credenciamento de apenas um representante por instituição.

 

A medida busca garantir a ampla participação de entidades culturais de todo o estado e fortalecer a representatividade da Rede Cultura Viva Tocantinense nas discussões e nas deliberações do Fórum Estadual da Política Nacional de Cultura Viva, que ocorrerá entre 12 e 14 de dezembro, com abertura oficial em Palmas e atividades em Taquaruçu (distrito de Palmas).

 

Inscrição prévia e credenciamento oficial

O preenchimento do formulário representa somente a inscrição e a mobilização prévia para a Teia Estadual. O credenciamento oficial será realizado presencialmente no local do evento, momento em que se efetivará a presença, certificação e direito à voz, voto e candidatura a uma das vagas de delegado(a).

 

Participação e ajuda de custo

Os Pontos de Cultura do interior que desejarem receber ajuda de custo para deslocamento e participação deverão efetivar a inscrição no formulário até o novo prazo estabelecido.

 

Segundo a Comissão Organizadora, a prorrogação reforça o compromisso com a gestão participativa e democrática das políticas culturais, garantindo a presença de representantes de diferentes territórios — rurais, urbanos, indígenas, quilombolas e periféricos — no processo de construção coletiva da Rede Cultura Viva no Tocantins.

 

Etapa preparatória para a Teia Nacional

O Fórum e a Teia Estadual de Cultura Viva integram a etapa preparatória para a 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura, que será realizada de 24 a 29 de março de 2026, em Aracruz/ES, com o tema Pela Justiça Climática.

 

Comissão organizadora

Instituída pela Portaria nº 104/2025, de 8 de outubro, a Comissão é composta por representantes da sociedade civil e do poder público, entre eles Erval Benmuyal (Pontão Estadual Tambores do Tocantins), Darlan Soares, Andrea Lambertucci, Bruna Oliveira, Márcio Bello, Lêda Galvão Matias, Cícero Belém Filho, Antônio Miranda dos Santos (superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura/Secult) e Juscelino Alves de Oliveira (assessor técnico/Secult).

 

O grupo é responsável por conduzir a organização do Fórum e da Teia Estadual, assegurando uma participação diversa, paritária e representativa de toda a Rede Cultura Viva tocantinense.

Comentários (0)